Notícias de Oeiras no Mural da Vila

Numero
Saúde no Mural

Campanha orienta sobre diagnóstico precoce da hanseníase em Oeiras

14 de Janeiro de 2015 às 15h42 Imprimir

Atualizada em 19/01/2015 às 19h30

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, durante todo o mês de janeiro, campanha de combate a hanseníase. Segundo a enfermeira Julia Sene, estão sendo oferecidos, gratuitamente, exames preliminares para o diagnóstico da doença.

“O paciente com hanseníase além do tratamento precisa de acolhimento, não de preconceito. Quanto mais cedo for o diagnóstico é melhor para o tratamento. Com o diagnostico precoce, a pessoa poderá ter uma vida saudável. Uma das nossas estratégias é midiatizá-la para que todos possam saber de sua importância”, destacou a enfermeira.

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Ela não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Os principais sintomas são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas acompanhadas de dormência; dormência nos pés, surgimento de caroços avermelhados ou castanhos na pele.

Em Oeiras o tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da doença é feito por via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos, denominado poliquimioterapia.

No próximo dia 28, será comemorado o dia de combate à hanseníase com o tema “Hanseníase: livre do preconceito, abrace a causa”. Para simbolizar a data, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas, realizará palestras educativas nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Também em alusão a campanha, a imagem Nossa Senhora das Vitórias no mirante Morro do Leme receberá iluminação especial, com a cor amarela.

Veja mais notícias sobre Saúde no Mural.

Fonte: Ascom  |  Edição: Redação Oeiras

Comente através do Facebook
Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Campanha orienta sobre diagnóstico precoce da hanseníase em Oeiras 14 de Janeiro de 2015T01/14/2015T15:42
http://www.muraldavila.com.br/imgs/logomarca-interna2.png Mural da Vila
336 255
Veja Noticias de Sua cidade:
Frigoleme Trakinagem Honda Direito Lila Lojas A Credinorte SID Paraiba Eletro Store One Leal AcquaBox Supermercado Alternativo Casa do Frango