Notícias de Oeiras no Mural da Vila

Numero
Geral

Família é modelo de produção agrícola na região de Oeiras

09 de Dezembro de 2014 às 09h33 Imprimir

Atualizada em 09/12/2014 às 21h39

Seu Luiz Costa conta que certo dia recebeu em sua humilde casa a visita de um padre:

» Siga-nos no Twitter
“Eu sempre gostei de colaborar com a igreja. Aí certo dia o padre João de Deus veio aqui me fazer uma visita, e vendo o quanto a comunidade sofria com a falta de água, me disse que nós iríamos receber um poço tubular”. Poucos dias depois o padre cumpriu a sua promessa. E seu Luiz acrescenta: “depois que recebemos o poço a vida da minha família agora é outra”.

Dona Cicera diz que não somente o poço mudou a vida da família para melhor, mas também a ideia genial do seu filho, Luiz Diom Emerson de Moura Silva. Depois de passar os 15 dias de alternância na Escola Família agrícola em que estudava, decidiu implantar na sua propriedade um projeto de uma horta.A princípio, conta dona Cicera, a horta era apenas para o consumo familiar.Por ser uma família de muitos filhos a carência nutricional era muito grande. Com o passar do tempo o projeto cresceu muito e passou a assumir um caráter comercial, além de já suprir as necessidades de toda a família.

Mas foi a partir do ano de 2009, depois que a família acessou o Pronaf Jovem que a coisa deslanchou. O recurso foi investido em material de irrigação, já que anteriormente todos os canteiros e as demais culturas eram irrigados manualmente.



Flavio,um dos filhos do casal, e hoje um dos técnicos agrícola da família, se interessou pelo projeto e busca sempre inovações tecnológicas para o mesmo. Além da horta, a família trabalha com a criação de caprinos da raça Canindé. A horta e suas criações deram muito certo e tornou a família do seu Luiz Costa uma referência local e estadual.

Com uma produtividade excelente, o trabalho com verduras mantém hoje a família unida, e o rendimento econômico já resultou na formação de três filhos técnicos em agropecuária e garantem estudo aos demais filhos do casal. Isso só é possível graças ao planejamento, controle, direção e organização de toda a família, pois o trabalho exige muito esforço, conhecimento e acima de tudo união, conta seu Luiz Costa.



O objetivo do projeto desenvolvido pela família do seu Luiz Costa segundo ele é melhora a qualidade da vida de sua família e servir de exemplo para outra família que assim com ele buscou e busca novas experiências de convivência com semiárido.



O Projeto Jovem de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – PJODAF desenvolvido pela família tem por principio a construção de uma família unida, que busca na sua base familiar o crescimento cada vez maior do Projeto, porque é graças a ele que a realidade vivenciada é outra, e é através deste que as famílias vivem muito bem, com conforto e dignidade, conta à família. A produção e a união desta família mudou a história da comunidade e do município, e a tornou referência para todas as famílias que vivem no semiárido.





Veja mais notícias sobre Geral.

Fonte: Por Graça Costa - cristoreifm.com  |  Edição: Redação Oeiras

Comente através do Facebook
Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Veja Noticias de Sua cidade:
Store One Paraiba Bio Lanches e Cia Honda Direito Frigoleme Passe a Limpo - Gráfica rápida Casa do Frango Spazzo Tarcila AcquaBox Eletro Lila