Notícias de Oeiras no Mural da Vila

Numero
Geral

Instalação da UFPI em Oeiras é discutida em reunião em Brasília

17 de Novembro de 2013 às 18h37 Imprimir


O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, participou de audiência com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília, para tratar da expansão da Instituição com a instalação de campus nas cidades de Oeiras e Esperantina.

Participaram da reunião o Vice-governador do Piauí, José Filho; o Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Deputado Themístocles Filho (PMDB); além de outros parlamentares federais e estaduais: Jesus Rodrigues (PT), Marllos Sampaio (PMDB), Marcelo Castro (PMDB), Paes Landim (PTB), Mauro Tapety (PMDB) e Hélio Isaias (PTB). O Senador João Vicente Claudino (PTB) também esteve presente.

Na ocasião, o Ministro Aloizio Mercadante ressaltou o crescimento do Nordeste brasileiro, pontuando a expansão das Universidades Federais e destacando o Piauí nesse cenário. "O Piauí é um Estado que avançou muito em termos de educação, teve grande apoio do Governo Federal e vai continuar tendo. Nós queremos fortalecer cada vez mais a Universidade Federal do Piauí", afirmou o ministro.
"Estamos aqui com representantes da bancada piauiense, que solicitam a criação de dois novos câmpus, nos municípios de Esperantina e Oeiras", disse Mercadante. O Ministro explicou que haverá análise técnica e financeira da implantação dos referidos câmpus a partir do estudo técnico entregue pelo Reitor José Arimatéia. Enfatizou, ainda, que a bancada piauiense se comprometeu a apoiar com emendas os projetos de instalação.

Segundo o Reitor Prof. Dr. José Arimatéia, todos os esforços estão sendo empreendidos pela administração superior no sentido de garantir da expansão da UFPI. "A implantação dos câmpus de Oeiras e Esperantina terá reflexos positivos no desenvolvimento do Piauí. Estamos trabalhando para a implantação desses dois novos projetos, pois são demandas antigas dessas cidades e de suas regiões vizinhas", destacou.

Oeiras e Esperantina estão localizadas nas regiões Sudeste e Norte do Piauí, respectivamente, e são consideradas cidades estratégicas de suas áreas. A região de Esperantina abrange 14 municípios e uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. Já Oeiras, situada no território do Vale do Canindé, é referência para cidades como Santo Inácio, São Francisco de Assis, São Francisco e Santa Rosa.

Ao se comprometer a destinar sua emenda de bancada para a UFPI, caso o projeto de implantação dos campus seja aprovado pelo MEC, o deputado Marllos Sampaio (PMDB) afirmou: "Esse campus é muito esperado pelos esperantinenses e moradores de toda a região dos Cocais. Entregamos ao ministro um abaixo-assinado e cartas de alunos solicitando os cursos da Universidade Federal na cidade. Vamos contribuir com o apoio político e também com minha emenda de bancada".


Veja mais notícias sobre Geral.

Fonte: UFPI  |  Edição: Redação Oeiras

Comente através do Facebook
Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Veja Noticias de Sua cidade:
Store One Passe a Limpo - Gráfica rápida Leal Lojas A Credinorte Supermercado Alternativo Posto Chico Bio Spazzo Eletro AcquaBox Trakinagem Paraiba Tarcila