Notícias de Oeiras no Mural da Vila

Numero
Geral

Mercado Municipal Dona Lili recebe atividades da campanha Novembro Azul em Oeiras

As atividades aconteceram durante toda a manhã e também no turno da noite, estratégia adotada para ampliar o público atendido.

11 de Novembro de 2017 às 10h38 Imprimir

Atualizada em 13/11/2017 às 08h20

 Mais de 300 homens foram atendidos nesta quinta-feira, 09, no Mercado Dona Lili pelos serviços alusivos à campanha Novembro Azul, oferecidos pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Na ocasião, o público masculino teve acesso a avaliação nutricional e índice de massa corporal - IMC; aferição de pressão arterial; teste de glicose; avaliação bucal; orientação sobre combate ao tabagismo; vacinação; exame de próstata - teste PSA e consulta médica com solicitação de exames de rotina.

As atividades aconteceram durante toda a manhã e também no turno da noite, estratégia adotada para ampliar o público atendido. Na parte noturna, além dos serviços, o público masculino participou de uma palestra sobre prevenção do câncer de próstata e pênis, ministrada pelo médico Deolindo Ferraz.

Focada na atenção integral à Saúde do Homem, a campanha Novembro Azul tem o objetivo de mobilizar a população masculina para a necessidade de realizar exames e consultas periódicas, sensibilizando os homens sobre importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata e de outras doenças. A programação da campanha se estende por todo o mês, com atividades estratégicas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, comenta que a ação no mercado faz parte de uma estratégia da Semusa de descentralizar os serviços oferecidos na campanha. "A cada ano procuramos inovar e fazer diferente como uma forma de conseguir atrair o público masculino. A clientela do sexo feminino já tem uma facilidade maior e, em relação ao homem, estamos sempre procurando políticas novas, atrativas, estratégias de trabalho diferenciadas para que tenhamos a condição de estar aproximando este público", explica a secretária.

Auridene lembra que as ações do Novembro Azul estão sendo desenvolvidas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. "Queremos atrair o homem para a unidade de saúde durante a sua rotina, não apenas neste momento. Pretendemos intensificar a campanha no sentido de despertar o público masculino para a necessidade de visitar mais os serviços de saúde", pontua a secretária.

Durante todo o mês, as UBSs terão horários alternativos de atendimento, com alguns serviços sendo disponibilizados no turno da noite para facilitar o acesso do público masculino às ações. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE) ficará aberto todas as quintas-feiras de novembro até as 20h, realizando testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.



Veja mais notícias sobre Geral.

Fonte: Ascom/ PMO  |  Edição: Redação Oeiras

Comente através do Facebook
Veja também

Mercado Municipal Dona Lili recebe atividades da campanha Novembro Azul em Oeiras As atividades aconteceram durante toda a manhã e também no turno da noite, estratégia adotada para ampliar o público atendido. 11 de Novembro de 2017T11/11/2017T10:38
http://www.muraldavila.com.br/imgs/logomarca-interna2.png Mural da Vila
336 255
Veja Noticias de Sua cidade:
Supermercado Alternativo Lojas A Credinorte Bio Lila Casa do Frango Posto Chico Leal Store One AcquaBox Frigoleme Lanches e Cia Honda Direito SID