Notícias de Oeiras no Mural da Vila

Numero
Em Foco

O dia de princesa de Ana Paula, que aos 19 anos que luta contra o câncer pela segunda vez

Ana Paula foi maquiada e produzida por Jhordann Smith e fotografada por Cristiane Guedes.

04 de Fevereiro de 2018 às 16h55 Imprimir

Atualizada em 06/02/2018 às 14h39

Por Jadson Osório

As feições suaves e o figurino de princesa não entregam de cara a história da jovem oeirense, Anna Paula dos Santos. Apesar dos apetrechos cênicos, arranjados para um ensaio fotográfico, o enredo da vida da jovem técnica em informática não se identifica em nada com o das mocinhas de contos de fadas. Anna Paula, 19 anos, é uma guerreira - luta pela segunda vez contra a leucemia e está na fila do transplante de medula óssea.

"Esqueci de todos os problemas que passei e ainda estou passando, não lembrei em nenhum momento que eu estava doente. Foi um momento de esquecer tudo e focar em mim mesma, estava com muito tempo que eu não tinha esse tempo de sair, procurar me distrair. Hoje foi uma coisa bem especial mesmo e foi maravilhoso", vibra Anna Paula, ao final do ensaio, ambientado no conjunto de praças do Centro Histórico de Oeiras, debaixo do pôr do sol da última quarta-feira, 31.



Longe do universo primaveril e quase encantado das praças, a rotina da jovem é bem diferente. "Fico sempre dentro de casa. Não sou muito de sair. Tenho muito medo, até pelo problema e depois que passei pela UTI, fiquei requerendo mais cuidados. Então, no momento mesmo é só dentro de casa", relata.

Após nove meses sob tratamento intensivo, em Teresina, a médica que acompanha Anna Paula liberou a jovem para voltar a Oeiras. Mas, ela precisa retornar todas as quintas-feiras para passar por sessões de quimioterapia na capital. "Passei nove meses morando lá, direto, tomando quimioterapia, e o maior tempo foi internada. Vim sair agora no começo de janeiro. Passei dois meses internada. Não saía de dentro hospital para nada, praticamente morando mesmo", comenta.



A ideia de produzir o ensaio foi do maquiador Jhordann Smith. A produção foi feita por ele mesmo, em parceria com a fotógrafa Cristiane Guedes. "Acompanhando essa luta de Anna Paula me sensibilizei muito, por tudo que já passei por casos na minha família. Sei como é o tratamento, não é nada fácil, é super doloroso. Falei com Cristiane e resolvemos proporcionar esse momento para ela. Bom seria se esse momento fosse sua cura, mas o ensaio é para que ela se sinta uma pessoa bem melhor, que as energias dela se elevem e que ela continue o tratamento com as energias renovadas", explica o maquiador.

Para Jhordann Smith, a maquiagem vai além da cosmética e das pinceladas de blush e rímel. "Maquiagem não é só luxo e beleza. É, acima de tudo, autoestima, bem estar e superação", classifica o maquiador.

'Como se fosse a primeira vez'

No intervalo de 11 anos, a jovem guerreira com rosto de princesa enfrentou o câncer duas vezes – a primeira ainda criança, aos 8 anos; a segunda agora, aos 19. "Dessa vez agora foi do mesmo jeito. Fraqueza nas pernas, muitas manchas no corpo e dores de cabeça que não passavam com nada. Da outra vez que tive, quando eu era criança, passei três meses sem andar e desse vez foram quase dois meses aprendendo a andar como se eu fosse uma criança", expõe.



A reincidência da doença é considerada rara pela médica que cuida de Anna Paula. "A doutora Gildene com outros médicos dos Estados Unidos foram estudar meu caso, que foi assim raro. Nenhum paciente dela teve a doença depois de 11 anos. O tempo de voltar é seis meses, o tempo que eles consideram cura é de 5 anos e eu passei 11 anos. Então, ela disse para mim que é como se fosse a primeira vez", narra.

'Um dia de cada vez'

A doença mudou a rotina de todos na casa. A mãe de Anna Paula parou de trabalhar para acompanhar o tratamento da filha. "O tempo dela é todo dedicado a mim. Ela trabalhava, mas quando descobriu que eu estava com o problema, ela saiu do serviço. Não teria tempo para ela trabalhar, porque são 24h de cuidados", diz.



Focada no tratamento da doença, a jovem conta que vive um dia de cada vez e espera do futuro, a cura. "Queria muito estudar fisioterapia, sempre foi meu sonho, mas no momento estou dedicada ao meu tratamento e vivendo um dia de cada vez. Planejei minha vida para este ano estudar e foi totalmente diferente. Fui cuidar da minha saúde", pondera a jovem.

A medula e a cura

Vivendo um drama real, a cura para a jovem que sonha em ser fisioterapeuta é um transplante. Em novembro do ano passado, amigos de Anna Paula iniciaram no Facebook uma campanha para encontrar um doador de medula óssea. O transplante consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.

Achar um doador compatível é um processo difícil e demorado. Por isso, os médicos ressaltam a importância da doação de sangue para aumentar as possibilidades de pacientes que, assim como Anna Paula, precisam de uma nova medula. Pessoas de 18 a 55 anos em bom estado de saúde podem se cadastrar para doar e, depois, precisam manter o cadastro atualizado para serem encontradas se houver necessidade.



Em dezembro, foram realizadas coletas de sangue voluntárias no Hospital Regional Deolindo Couto para testar a compatibilidade de medula. Também foram realizados testes no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) de Picos, fato que mobilizou dezenas de pessoas.

Os interessados em participar da campanha podem realizar o exame no Hemopi da sua cidade ou na unidade mais próxima. Mais informações sobre a campanha estão na página https://www.facebook.com/TodosPelaAnnaPaula/. Ou pelos telefones: (89) 98821-9577 ou (89) 99412-8982.

Veja o ensaio completo!

Jovem foi clicada pela fotógrafa Cristiane Guedes, num ensaio cheio de encanto e beleza.






Veja mais notícias sobre Em Foco.

Fonte: Jadson Osório - Mais Oeiras  |  Edição: Redação Oeiras

Comente através do Facebook
Veja também

O dia de princesa de Ana Paula, que aos 19 anos que luta contra o câncer pela segunda vez Ana Paula foi maquiada e produzida por Jhordann Smith e fotografada por Cristiane Guedes. 04 de Fevereiro de 2018T02/04/2018T16:55
http://www.muraldavila.com.br/imgs/logomarca-interna2.png Mural da Vila
336 255
Veja Noticias de Sua cidade:
Store One Supermercado Alternativo Lanches e Cia Spazzo Frigoleme Casa do Frango Honda Direito Eletro Lojas A Credinorte Paraiba Bio Lila Leal