Notícias de Oeiras no Mural da Vila

Numero
Geral

Oeiras 300 anos: Fundada a Academia Oeirense de Artes

Academia tem 40 acadêmicos das mais diferentes vertentes artísticas.

15 de Dezembro de 2017 às 18h23 Imprimir

Atualizada em 20/12/2017 às 21h17

Foto: Jônatas Valentim
 Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 14, foi oficialmente fundada a Academia Oeirense de Artes.

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Oeiras e contou com grande participação de familiares e amigos dos acadêmicos fundadores, além de autoridades de Oeiras e Colônia do Piauí.

A ideia da Academia foi de Antônio Guedes Alcoforado, que logo teve apoio de oeirenses como Cassi Neiva e Jota Jota Sousa. "A ideia surgiu quando escrevia o livro "Zome: bom senso e fé" e observei que estávamos comemorando em 2017 os 300 anos de Oeiras. Resolvi juntar o tricentenário para homenagear Zome e Isabel, os dois irmãos que administraram o Bar Dois Irmãos por décadas, e também homenagear a cidade de Oeiras resolvemos (eu e os outros autores) relembrar e contar algumas histórias quando nós trabalhamos lá. Quando vi a capa do livro que a Editora Illuminare me apresentou, gostei de lembrar da cidade que nasci e cresci, comecei a fazer posts sobre Oeiras. Inicialmente fiz uns posts sobre os prédios históricos. Depois fiz posts sobre a cronologia dos 300 anos. E quando comecei a fazer posts sobre escritores vivos e falecidos, a conterrânea Rita de Cássia Neiva Gama sugeriu-me homenagear personalidades de diversas áreas culturais: educação, literatura, acadêmicos, artes em geral", disse Guedes.

Logo após a posse dos acadêmicos, conduzida pelo presidente interino Jota Jota Sousa, foi eleita a diretoria da Academia para o biênio 2018/2019, sendo Jota Jota reconduzido ao cargo de presidente, tendo como vice-presidente Lameck Valentim, sendo a diretoria ainda composta por Teresa Cristina Araújo, Rita de Cássia Neiva, Gutemberg Rocha, Lêda Alves e Juscelino Conrado.


.
Em suas palavras, o presidente Jota Jota Sousa falou da importância da Academia e de levar a arte para todos os cantos da cidade. "Somos um grupo formado por 40 acadêmicos das artes, das letras e da ciência e nossa missão é levar a arte para todos os cantos e recantos da nossa Oeiras, fazendo com que nosso povo conheça nossa história, nossa cultura, pois assim, cuidarão e amarão ainda mais a nossa cidade", disse o presidente.



CONFIRA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO


Veja mais notícias sobre Geral.

Fonte: Da Redação  |  Edição: Redação Oeiras

Comente através do Facebook
Veja também

Oeiras 300 anos: Fundada a Academia Oeirense de Artes Academia tem 40 acadêmicos das mais diferentes vertentes artísticas. 15 de Dezembro de 2017T12/15/2017T18:23
http://www.muraldavila.com.br/imgs/logomarca-interna2.png Mural da Vila
336 255
Veja Noticias de Sua cidade:
Bio Passe a Limpo - Gráfica rápida Spazzo Casa do Frango Honda Direito Lila Eletro Lanches e Cia Leal Lojas A Credinorte Posto Chico Paraiba AcquaBox