Notícias de Oeiras no Mural da Vila

Numero
Artigos

Oeiras e seus 300 anos de bênçãos e graças

Por Rita de Cássia Neiva

15 de Agosto de 2017 às 09h57 Imprimir

Atualizada em 15/08/2017 às 16h58

 A nossa cidade revela-se aos olhos do território piauiense como uma terra de religiosidade exacerbada, posto que a criação da freguesia da Mocha nasceu sob a invocação de Nossa Senhora da Vitória.

Assim, a pátria mochina tem fortíssimas raízes marianas, carrega na sua essência geográfica, histórica, literária, musical e especialmente religiosa a permanente presença da Virgem da Vitória.

No dia 15 de agosto, os fiéis católicos celebram a festa da nossa padroeira e do Piauí, na qual o título de Nossa Senhora da Vitória, dado à Virgem Maria, advém do Papa Pio V, devido a vitória alcançada pelos cristãos sobre a força naval dos mulçumanos que ameaçavam conquistar a Europa pelo mar Mediterrâneo.

Motivada pelo Papa V, a esquadra cristã conseguiu a vitória sobre os invasores, rezando e implorando a proteção da Mãe de Deus.

Neste contexto, a imagem de Nossa Senhora da Vitória é representada pela Virgem Maria de pé com o menino no braço esquerdo e na mão direita um cetro, símbolo da vitória.

Nesta vivência de firmeza e devoção à Mãe Vitória, inúmeros católicos entregam seus anseios, necessidades, aflições e graças. São olhares, preces, cânticos, promessas, ações, gestos, peregrinações, novenários, procissões... um conjunto uníssono de louvor e gratidão.

A nossa tricentenária Oeiras canta, sorri, chora, espera, luta, trabalha e seu povo acredita na fortaleza que emana do manto sagrado da Mãe do Salvador.

Mãe que se revela viva durante o ano inteiro nas festas religiosas da célula mater do Piauí, mesmo com diferentes nomenclaturas, mas única na certeza da vitória dos que nela se amparam e se regozijam.

São tantas devoções e titulações destinadas a Nossa Senhora, a saber:

* Nossa Senhora das Dores: que, seguindo os passos do Bom Jesus (seu filho), enche de fortaleza os caminhos dos romeiros, trazendo-lhes esperança, conforto, perdão e glórias.

* Nossa Senhora da Misericórdia: que transborda sobre nós a Divina Misericórdia, que nos ampara nas nossas necessidades materiais e espirituais e que suplica por nós a JESUS!

* O Sagrado Coração de Maria: que inunda o nosso espírito de fé incessante para prosseguir na estrada cristológica como missionária do amor ágape.

* Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: que nos capacita de coragem para enfrentar as intempéries da vida e não fraquejar diante das situações dolorosas e das perdas humanas. Socorro sempre, socorro eterno!

* Nossa Senhora do Carmo: que representa nosso Carmelo (jardim, vinha de Deus), onde por meio do escapulário, nos preserva na hora da morte do fogo eterno.

* Nossa Senhora das Graças: que irradia por meio da Medalha Milagrosa, as graças sobre os que vo-las pedem cheios de confiança na vossa poderosa intercessão. Continuai sendo nosso escudo divino!

* Nossa Senhora do Rosário: que proporciona aos cristãos a compreensão da grandiosidade da devoção ao santo rosário. Cada Ave Maria rezada transforma-se numa rosa que simbolicamente oferecemos à Mãe.

* Nossa Senhora da Conceição: a Imaculada, a Tota Pulchra no coração de Deus e dos bem-aventurados, que nos orienta e nos afasta dos pecados que a vida nos aponta.

Todas mães históricas que, num percurso tricentenário de fé, nos alimentam da crença no filho Unigênito do Pai.

A vós tributamos todo nosso fecundo amor, porque grandiosa e infinita é a vossa existência na história deste chão e nos nossos caminhos.

Que seguindo os seus ensinamentos, possamos estar permanentemente ungidos de bênçãos e de graças, para "Fazer tudo o que Ele vos disser" (Jo, 2,5).

Em suma, continuai sendo nossa Maria de Nazaré, a nossa excelsa ponte do amor vitoriano!

Autoria: Profa. Rita de Cássia Neiva Santos Gama.
Oeiras-PI, 15-08-2017.


Veja mais notícias sobre Artigos.

Palavras-chaves: oeiras - 300 anos
Fonte: Da Redação  |  Edição: Redação Oeiras

Comente através do Facebook
Veja também

Oeiras e seus 300 anos de bênçãos e graças Por Rita de Cássia Neiva 15 de Agosto de 2017T08/15/2017T09:57
http://www.muraldavila.com.br/imgs/logomarca-interna2.png Mural da Vila
336 255
Veja Noticias de Sua cidade:
Frigoleme Lila Leal Posto Chico Bio Passe a Limpo - Gráfica rápida SID Supermercado Alternativo AcquaBox Spazzo Paraiba Store One Lanches e Cia