Notícias de Oeiras no Mural da Vila

Numero
Geral

Piauienses devem tomar vacina contra Febre Amarela

A recomendação do Ministério é devido ao aumento do número de casos registrados nos meses de dezembro a maio.

09 de Janeiro de 2017 às 09h07 Imprimir

Atualizada em 09/01/2017 às 09h10

 Este ano, o Piauí entrou na relação de estados no mapa da vacinação contra a Febre Amarela. Até então, o Piauí não entrava na lista de estados considerados pelo Ministério com risco iminente de febre amarela, já que não tem notificação da doença. Agora, apresenta 58 municípios com a possibilidade de se ter a presença da doença e recomenda que esses municípios orientem a sua população a procurar as unidades básicas e receber a vacinação.

» Siga-nos no Twitter
A recomendação do Ministério é devido ao aumento do número de casos registrados nos meses de dezembro a maio.

Segundo o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, a inclusão das cidades dá-se pelo fato da febre amarela ser transmitida também pelo Aedes Aegypti na sua forma silvestre.

"O Ministério possui um sistema de vigilância e monitoramento das doenças, principalmente essas de mata e causados por animais silvestres como a febre amarela. Por isso o alerta é emitido com relação a pessoas que possam estar presentes em área de mata, de pescarias e zonas rurais", disse.

O diretor explica que no Piauí existem municípios que grande parte da população vive em zona rural. "Então, é mais do que preventivo esse alerta em relação a presença do mosquito e a correlação da forma silvestre com a transmissão da febre amarela".

A orientação da Secretaria para a população é que procure as unidades básicas de saúde, não só para as cidades presentes na relação divulgada pelo Ministério da Saúde, mas toda a população do estado. ?Essa é uma vacina que nós temos no calendário nacional de imunização, que temos nas nossas unidades básicas de saúde e a população deve sim procurar sua unidade básica, conversar com sua equipe da saúde e aí programar a tomada dessa dose para que faça a imunização?, enfatiza Herlon.

Vacinação

Segundo o Ministério da Saúde, o esquema vacinal contra a febre amarela é de uma dose aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses.

Veja mais notícias sobre Geral.

Fonte: Com informações da CCOM  |  Edição: Redação Oeiras

Comente através do Facebook
Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Veja Noticias de Sua cidade:
Bio SID Posto Chico Frigoleme Lojas A Credinorte Honda Direito Eletro Tarcila Store One Lila Lanches e Cia Casa do Frango Trakinagem