Notícias de Oeiras no Mural da Vila

Numero
Geral

Projeto de Irrigação será implantado na Barragem Salinas

A barragem Salinas tem capacidade de armazenamento de 387 milhões e 400 mil metros cúbicos de água.

08 de Janeiro de 2017 às 18h04 Imprimir

Atualizada em 10/01/2017 às 18h24

 O governador Wellington Dias, em audiência com o coordenador de Fomento à Irrigação do Estado do Piauí, Benedito de Carvalho Sá (B. SÁ) ,autorizou a licitação para a execução do Projeto de Irrigação na Barragem Salinas, nessa quarta-feira (4), no Palácio de Karnak.

De acordo com o chefe do executivo estadual, o projeto já vinha sendo trabalhado há algum tempo em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), mas agora a coordenação de irrigação conseguiu concluir um projeto bem estruturado e que é parte de um projeto maior na política de irrigação do Piauí. "Este é um sonho da época em que eu era deputado estadual e agora sob o comando da nossa coordenação de Irrigação vai ser possível ser executado. A Barragem Salinas já demonstrou as condições de suportar 6 anos de seca, que já tem projetos pilotos na área da piscicultura e que agora avançaremos na criação da cultura da produção irrigada de frutas e verduras com segurança, tecnologia e mais rentabilidade", disse.

A barragem Salinas tem capacidade de armazenamento de 387 milhões e 400 mil metros cúbicos de água, cerca de 20 km de extensão e 28 metros de profundidade é uma das maiores barragens do Piauí, fica localizada no povoado Salinas a 35 km da sede do município de São Francisco do Piauí. Serão investidos cerca de R$8 milhões, por meio de recursos do Banco Mundial, FIDA, Governo do Estado do Piauí e emendas parlamentares.

O coordenador de Fomento à Irrigação destacou o potencial da barragem de Salinas, a segunda maior do Piauí. "Temos potencial para irrigar, tranquilamente, 10 mil hectares. E a grande vantagem que a água não precisa se deslocar muito. Sai da bacia hidráulica e vai diretamente para a margem dele, onde as terras são de excepcional qualidade. Vamos proceder a licitação e esperamos que em abril iniciemos a execução prática da montagem de 100 hectares irrigados, despertando o potencial fantástico dessa região", revela B.Sá.

Wellington Dias também enfatizou que, a partir de janeiro, o Governo de Estado apoiará de forma especial os produtores da região com a entrega de kits de irrigação. Cada kit de irrigação é capaz de atender até meio hectare de terra. Serão beneficiadas as culturas de hortifruticultura, a pecuária de caprinos e ovinos e a produção de leite.

Veja mais notícias sobre Geral.

Fonte: Acesse Piauí  |  Edição: Redação Oeiras

Comente através do Facebook
Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Veja Noticias de Sua cidade:
Eletro Supermercado Alternativo Passe a Limpo - Gráfica rápida Trakinagem Lanches e Cia Posto Chico Paraiba Honda Direito Lila Tarcila Store One Lojas A Credinorte SID