Notícias de Oeiras no Mural da Vila

Numero
Geral

Secretaria Municipal de Educação lança projeto de alfabetização em Oeiras

Dentro do seminário ocorreu o lançamento do livro 'Eu Sou a Escola', de autoria de Osana Morais e Ruthnéia Costa.

19 de Junho de 2017 às 08h35 Imprimir

Atualizada em 20/06/2017 às 10h04

 Alfabetizar todos os alunos não leitores da rede municipal, matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Este é o objetivo do projeto Borboleta, lançado no último sábado, 17, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Oeiras. O lançamento ocorreu no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, durante o IV Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que teve como tema ?Refazendo os passos de uma prática alfabetizadora?.

O seminário - ministrado pelas professoras Ruthnéia Costa e Osana Morais, da Escola Casa Meio Norte, de Teresina - contou com a presença do prefeito José Raimundo Lopes, da secretária municipal Tiana Tapety e de professores e coordenadores de escolas municipais das zonas rural e urbana de Oeiras.

De acordo com Tiana Tapety, o projeto é de fundamental importância para o desenvolvimento da educação na rede municipal. "Fizemos uma avaliação na política pública federal e notamos que algumas lacunas foram deixadas, sobretudo, no que diz respeito ao letramento e numeramento", comenta a secretária, referindo-se ao ensino de português e matemática, foco do projeto Borboleta.



Com o Borboleta, a Semed pretende qualificar o fluxo de leitores que ingressam na segunda etapa do Ensino Fundamental. "É um projeto que dará sentido à trajetória de desenvolvimento de nosso município para que possamos formar cidadãos melhores. Nesse compromisso com a leitura e a escrita, marcharemos para um novo tempo e para uma Oeiras bem melhor", argumenta Tiana Tapety.

O prefeito José Raimundo lembrou os avanços do ensino na rede municipal e louvou a iniciativa. "Contamos com o empenho de todos no desenvolvimento deste projeto, para que Oeiras possa ser reconhecida pela qualidade da educação pública que oferece aos seus cidadãos", pontua o prefeito.

O evento também foi uma oportunidade para apresentar projetos desenvolvidos dentro de escolas da rede municipal, como o Coral Boa Semente, formado por alunos da Escola Municipal Júlia Miranda; Grupo Louvação Conguinhos, composto por estudantes da Escola Municipal Francisco Quirino e o número teatral do espetáculo "África: de onde viemos", apresentado por alunos da Escola Municipal Visconde da Parnaíba.

Dentro do seminário ocorreu o lançamento do livro "Eu Sou a Escola", de autoria de Osana Morais e Ruthnéia Costa. A obra, que já está em seu segundo volume, relata experiências transformadoras ocorridas em duas escolas municipais de Teresina.

'Se essa rua fosse minha'

No seminário também foi lançado o projeto 'Se essa rua fosse minha'. Desenvolvido pela Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto propõe construir a identidade e denominar cerca de 90 ruas de Oeiras.



"Vamos trabalhar em cima da realidade de cada local. As escolas da rede municipal vão mobilizar as comunidades para a denominação destas ruas", explica Tiana Tapety, informando que o projeto será desempenhado ao longo de dois meses.

 CONFIRA FOTOS NA GALERIA ABAIXO


Veja mais notícias sobre Geral.

Fonte: Ascom/ PMO  |  Edição: Redação Oeiras

Comente através do Facebook
Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Secretaria Municipal de Educação lança projeto de alfabetização em Oeiras Dentro do seminário ocorreu o lançamento do livro 'Eu Sou a Escola', de autoria de Osana Morais e Ruthnéia Costa. 19 de Junho de 2017T06/19/2017T08:35
http://www.muraldavila.com.br/imgs/logomarca-interna2.png Mural da Vila
336 255
Veja Noticias de Sua cidade:
Posto Chico Casa do Frango Store One SID Spazzo Passe a Limpo - Gráfica rápida Eletro AcquaBox Leal Frigoleme Lila Lanches e Cia Bio