Notícias de Oeiras no Mural da Vila

Numero
Teresina

Tremor de terra no Piauí e Maranhão atingiu 4.7 na escala Richter

Tremor aconteceu na manhã desta terça-feira

03 de Janeiro de 2017 às 10h30 Imprimir

Atualizada em 03/01/2017 às 10h40

Por volta de 9h45 desta terça-feira (03/01) um tremor de terra em algumas regiões de Teresina foi constatado por populares. Os moradores das regiões que informaram terem sentido o abalo sísmico até o momento foram o Centro da Cidade, Zona Norte, Zona Sul e Zona Leste.

Funcionários foram recomendados a esvaziarem alguns prédios por medo de danificações na estrutura e risco aos trabalhadores no Centro de Teresina.

Diversos internautas também relataram os tremores através das redes sociais. Não há relatos de feridos.

A secretária estadual de Educação, Rejane Dias (PT), estava do lado de fora da secretaria de Educação quando foi entrevistada ao vivo pela Rede Meio Norte. Ela relatou o temor de voltar ao prédio. "Eu ia entrando no prédio e vi as pessoas correndo às pressas e perguntei o que houve, falaram que era um tremor. A impressão que temos é que aconteceu em toda a cidade. Não sabemos o que fazer, se voltamos a trabalhar ou permanecemos aqui fora então ficamos fora. Aguardamos o posicionamento do Corpo de Bombeiros. Quem estava dentro do prédio sentiu realmente o tremor", disse Rejane.

O observatório sismologico nacional informa que o tremor registrado foi, preliminar, de 4.7 na escala Richter, que vai até 10 graus. O tremor foi registrado em Teresina, Itapecuru Mirim e São Luis. O obsevatório ainda esta investigando as causas do abalo.

Para se ter ideia da dimensão territorial do sismo, a cidade de Itapecuru, onde também foi sentido, está distante de Teresina, 255KM em linha reta, o que pode apontar para um evento sismológico em grande parte do Piauí e Maranhão.

O epicentro foi no norte da cidade de Vargem Grande, localizada a 230km de Teresina e 90km de São Luis. O observatório considera 4.7 uma magnitude alta em relação as já registradas no Estado.

O geólogo ,da secretaria de mineração, explicou que o tremor sentido em Teresina pode ter sido ocasionado por acomodação de placas tectônicas ou deslocamento de placas regionais. Mas informou que a capital não possui monitoramento adequado para esse tipo de situação. Ele disse que os tremores  na capital chegam no máximo a 4,5 graus da escala Richter, mas que geralmente não ultrapassam 2,5 graus. Ele acrescentou que novos tremores podem acontecer em breve. 

"Se esse deslocamento não foi suficiente para aliviar a tensão, pode acontecer novamente. Mas, teoricamente, em Teresina não tem como haver grandes proporções, apenas se for algo novo, que surgiu agora", disse. 

Nas zonas Sul e no Centro de Teresina, há diversos relatos de sensação do tremor. Muitos trabalhadores deixaram os prédios públicos do Centro da capital, temendo algum acidente. 

Alguns relatos na redes sociais informam que moradores de outras cidades do Piauí e em outros estados também sentiram a terra tremer. O clima é de pânico em muitos locais.


Outro terremoto foi registrado em 2008

Em 2008, um abalo sísmico de 3,5 graus na escala Richter foi sentido em nove cidades do Piauí. O terremoto foi sentido nos municípios de Teresina, Piracuruca, Piripiri, Pedro II, São João das Fronteiras, Cocal dos Alves, Cocal, Domingos Mourão e Lagoa de São Francisco.

Veja mais notícias sobre Teresina.

Fonte: oitomeia  |  Edição: Redação Oeiras
O blogueiro e/ou correspondente deste município NÃO possui qualquer vínculo empregatício ou comissão pela postagem e/ou colaboração com o conteúdo do Mural da Vila. Portanto, todo e qualquer conteúdo (textos, imagens e vídeos) apresentados nesta página é de inteira responsabilidade civil e penal do responsável (blogueiro, correspondente ou colunista).

Comente através do Facebook
Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Tremor de terra no Piauí e Maranhão atingiu 4.7 na escala Richter Tremor aconteceu na manhã desta terça-feira 03 de Janeiro de 2017T01/03/2017T10:30
http://www.muraldavila.com.br/imgs/logomarca-interna2.png Mural da Vila
336 255
Veja Noticias de Sua cidade:
SID Posto Chico Eletro Honda Direito Lojas A Credinorte Supermercado Alternativo Lila Leal Passe a Limpo - Gráfica rápida Lanches e Cia Store One Frigoleme Spazzo