Geral
100 mil preservativos serão distribuídos no carnaval
Por: em 11/02/2010 - 03:11
Cem mil e oitocentas camisinhas serão distribuídas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) este ano no carnaval de Oeiras.
O objetivo é promover e estimular o uso de preservativos em todas as relações sexuais para prevenir a aids, outras doenças sexualmente transmissíveis e, ainda, uma possível gravidez indesejada.
O Ministério da Saúde recomenda que, no carnaval deste ano, a ação seja prioritariamente voltada a meninas e jovens gays. Os números mais recentes da aids no Brasil mostram que, na faixa etária de 13 a 19 anos, a incidência é maior entre as meninas.
Distribuição
A distribuição ficará a cargo dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal de Doenças Transmissíveis que tem à frente o enfermeiro Reinaldo Ferreira. Além de camisinhas, a Secretaria da Saúde oferecerá material informativo sobre a aids e outras doenças. A distribuição será realizada em diferentes pontos da cidade.
A coordenação, desde a última segunda feira (08/02) vem realizando uma série de atividades para despertar a população sobre a importância do uso do preservativo, quando teve início a campanha “FIQUE SABENDO”, onde está sendo oferecido testes rápidos de HIV. O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona na Praça Costa Alvarenga onde funcionava a Gerencia Regional de Saúde. Na noite de ontem foram realizados testes rápido nas casas noturnas com distribuição de preservativos e material educativo.
Para despertar ainda mais a atenção da população a Secretaria de Saúde em parceira com o CAPS, ACS e NASF montaram o bloco carnavalesco LOUCOS POR FOLIA: DE SAMBISTA E LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO, que percorrerá algumas ruas e avenidas da cidade, na próxima sexta feira, a partir das 8h, onde será abordado a importância da prevenção e promoção à saúde, como foco na prevenção do abuso de álcool, uso de drogas e prevenção das DST/AIDS/HIV. Ainda na noite de sexta feira, duas equipes da Secretaria de Saúde percorrerão os principais bares da cidade distribuindo preservativos e material educativo.
Os blocos da cidade também receberão camisinhas para serem distribuídas juntamente com os abadás.
Na Praça Raimundo Lopes, onde estará sendo realizado o carnaval da cidade a Secretaria de Saúde manterá um stand, onde todos os dias acontecerão a distribuição de camisinhas.
O coordenador do Programa de combate as doenças transmissíveis, Dr. Reinaldo Ferreira, explica que as ações têm como objetivo promover o marketing social do preservativo. Ou seja, dar visibilidade para que as pessoas se lembrem da importância de usar a camisinha, ressaltando que as ações de prevenção à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis são realizadas durante o ano todo, por meio da rede pública municipal de Saúde. Qualquer pessoa pode procurar os Centros de Saúde, onde deverá ter acesso aos preservativos e às informações.