
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Até às 11h deste sábado, 20, 130 pessoas aguardam resultados dos testes para a detecção do coronavírus em Oeiras. Os testes feitos através do RT-PCR foram encaminhados ao Laboratório Central em Teresina, tendo a vista que o número de teste de antígenos na cidade está bem limitado.
“Nós temos no município o teste de antígeno, mas a gente está priorizando enquanto organização interna, casos que precisam de um diagnóstico mais rápido, pessoas que tem comorbidades e idosos, enfim, os casos que apresentam a possibilidade de evoluir para um nível de gravidade com mais rapidez. Por mais que hoje a gente encontre jovens com o caso se agravando rápido, e aí vem a opção também por exame de imagem", informa Alexsandra Fontes, coordenadora do Centro Covid-19 em Oeiras.
Ainda de acordo com Alexsandra Fontes, a realização do teste RT-PCR feitos em todos os municípios do estado são enviados ao LACEN, por isso a demora no resultado. “O município de Oeiras está fazendo sua parte que é coletar em tempo hábil o material e mandar para Laboratório Central em Teresina. Só que eles também estão com alta demanda e termina demorando a nos retornar o resultado, às vezes quando chega aqui, já demos altas aos pacientes, que ficam em isolamento domiciliar sendo monitorados e feita uma abordagem sindrômica e clínica e conforme a sintomatologia, o médico faz a medicação adequada. Todas estas pessoas que aguardam o resultado assinaram um termo de isolamento e são monitoradas para verificação do seu comprimento.”, esclarece a coordenadora.
Para sanar este problema, a Prefeitura de Oeiras através da Comissão Permanente de Licitação, publicou um aviso de chamada pública em caráter emergencial para à aquisição de testes rápidos.
Segundo o documento nº 02/2021, a contratação e aquisição de testes deve ser por caráter emergencial, para pesquisa de antígenos (IGA) para Covid-19 destinados ao enfrentamento ao novo coronavírus no município de Oeiras.
As empresas devem entregar as propostas presencialmente nos setor de licitações da prefeitura, ou enviar para o e-mail especificado no aviso de chamada publicado no Diário Oficial dos Municípios.