Geral
1ª etapa do Mercado Central de Oeiras será inaugurada neste domingo (30)
Por: Da Redação em 29/03/2014 - 13:57
Mais de 30 módulos do novo mercado público de Oeiras serão inaugurados, no próximo domingo (30), pelo governador Wilson Martins. Na ocasião, também será dada a ordem de serviço para o início das obras de macrodrenagem do município e para a reforma do antigo mercado público.
Para o governador, um mercado público é uma obra essencial para um município das proporções de uma cidade como Oeiras. "Estamos concluíndo obras em vários setores que vão beneficiar a população em todo o Estado. O mercado público de Oeiras é uma dessas obras e é fundamental por trazer uma estrutura adequada e que vai garantir a comercialização de produtos de forma higiênica e com mais conforto para o trabalhador", afirma Wilson.
No início do mês de março, o secretário estadual da Infraestrutura, Castro Neto, esteve em Oeiras visitando o novo mercado público e pode constatar a conclusão da primeira etapa. “Estou bastante satisfeito com a finalização desta fase da obra que vai dar melhores condições de trabalho para quem sobrevive do comércio informal de alimentos no Centro da cidade”, disse.
Ao todo, o mercado público de Oeiras possuirá 13.254 metros quadrados de área. A previsão de conclusão da segunda etapa da obra é para julho de 2014. Com a conclusão da segunda etapa, o mercado será dividido em setores. Na parte de alimentos serão 44 módulos de carne, 14 módulos para vendas de lanches, 194 para a comercialização de frutas e verduras e 57 para cereais.
Já para os comerciantes de roupas e calçados, serão disponibilizados 132 boxes. O local contará ainda com um centro comercial que terá 2 restaurantes, 4 lanchonetes e 45 lojas. “Para garantir a fidelização dos clientes, asseguramos no projeto do novo mercado público mais de 198 vagas de estacionamento e também praças com áreas humanizadas”, disse Hélder Borba, engenheiro responsável.
A obra do novo mercado público de Oeiras está orçada em R$ 6.533.117,90 e está sendo executada com recursos do Governo do Estado.
Macrodrenagem
Além da inauguração da primeira etapa da obra, na ocasião será dada a ordem de serviço para a reforma do antigo mercado público e para o início da macrodrenagem do município de Oeiras. A macrodrenagem vai permitir a retirada de água que se acumula em determinadas regiões da cidade, provocando pontos de alagamento. Para isso, serão feitos alargamentos de açudes já existentes, além de construção de adutoras, canais de escoamento e galerias. A obra está orçada em 11 milhões e 900 mil reais e deverá ser concluída no prazo de 24 meses.