Geral
64% aprovam Zé Raimundo e 54% W. Dias na ações do Covid-19 em Oeiras, diz pesquisa
A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nÃvel de confiança é de 95%.
Por: Da Redação em 14/04/2020 - 16:20
 O Instituto de Pesquisa Vale do Canindé, pertencente ao Grupo Oeiras em Foco, realizou uma pesquisa de avaliação das ações do governador Wellington Dias e do prefeito José Raimundo no combate ao Covid-19 com a população maior de 16 anos da cidade de Oeiras. A pesquisa não teve nenhum meio de cofinanciamento, sendo toda por custa do Portal Oeiras em Foco.
A pesquisa foi feita com questionários telefônicos, via área remota para evitar contato do entrevistador com o entrevistado. O IPVC - Instituto de Pesquisas Vale do Canindé adotou as recomendações técnicas necessárias para que os resultados se aproximem ao máximo do universo que se pretende representar.
O IPVC entrevistou 312 pessoas no perÃodo de 10 a 13 de abril de 2020. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nÃvel de confiança é de 95%.
O instituto peguntou à população oeirense como está sendo as ações do governador Wellington Dias no PiauÃ. 54% acham que o governador está agindo bem e apenas 2% acham ruim.
Pergunta 1- Como você avalia as ações do governador Wellington Dias no combate ao Covid-19? (estimulada). % Margem de erro 5%

Já o prefeito de Oeiras, José Raimundo, teve um nÃvel maior de aprovação e rejeição em relação ao governador do PiauÃ. 64% aprovam e 5% discordam das ações do prefeito.
Pergunta 2 - Como você avalia as ações do prefeito José Raimundo no combate ao Covid-19? (estimulada). % Margem de erro 5%
.jpg)
O Portal Oeiras em foco também analisou o perfil dos entrevistados para basear com os dados obtidos do IBGE, a relação proporcional foi a mesma, confirmando a confiança da amostra.
A população feminina seguiu a lógica e confirmou a superioridade com relação aos homens, já que elas somaram 57% dos entrevistados.
.jpg)
Da mesma forma foram por faixa de idade, assim como nas pesquisas eleitorais, mantiveram o mesmo nÃvel de proporcionalidade, sendo que a maior faixa de idade dos entrevistados está entre 25 e 34 anos.
.jpg)
Já na análise de renda familiar, uma das mais importantes no momento, porque o Covid-19 está ligado diretamente ao comportamento da economia, inclusive com decretos estaduais e municipais que restringe o funcionamento do comércio, visando combater a disseminação da pandemia. O que chama atenção é que mais da metade da população ganha até 1 salário mÃnimo por famÃlia. Veja:
.jpg)
RELATÓRIO DE PESQUISA IPVC 001-2020