Geral
7º salipi homenageará escritora oeirense
Por: em 20/04/2009 - 01:04
"Como dizia Castro Alves, a praça é do povo e o Salipi agora leva os livros para ser também do povo". A afirmação é um dos organizadores do 7º Salão do Livro do PiauÃ, professor Luis Romero, que deu o ponta-pé ontem a noite da abertura do evento, que este ano acontece de 08 a 14 de junho, na Praça Pedro II. "O salão desta vez vai para o centro, a procura do leitor e a praça passa a ser o centro da liberdade", acrescenta.
O professor Romero diz que o foco do salão este ano será o PiauÃ. "Este ano contemplamos Oeiras quando fazemos uma homenagem a escritora e poeta piauiense, nascida naquele municipio, Alvina Gameiro, autora de várias obras literárias. Também estamos lembrando o centenário de morte de Euclides da Cunha e o cinquentenário de morte de Villa-Lobos".
"A cultura tem um poder de irmanar. A idéia do Salipi foi do professor Wellington Soares, lembro que quando realizamos um dos primeiros salões, um vendedor de livros ao observar uma penca de crianças, um enxame chegando nos ônibus para visitar o salão disse: _ pronto chegou a bagunça e a meladeira porque criança não compra livros. A partir daquele momento achei que nós estávamos no caminho certo, exatamente porque o Salipi, graças a uma proposta minha e de uma parceria com o Setut trazemos milhares de crianças para que participem", destacou o professor Cinéas Santos.
Sônia Terra, presidente da Fundac, agradeceu o apoio da imprensa e ressaltou que o evento já nasceu grande. "O Salipi nasceu para proporcionar saber para o povo, sua contribuição é fortalecer nossa identidade cultural, vida longa então ao salão".
Os palestrantes já confirmados para este ano são: Laurentino Gomes (PR), Senel Paz (Cuba), José Castello (PR), Isabel Ferreira (Angola), Arnaldo Bloch (RJ), José de Nicola (SP), Rita Ribeiro (MA), Carlos Nejar (RJ), Márcio Trigo (RJ), PatrÃcia Mellodi (PI), Zuenir Ventura (RJ), Paulo César de Araújo (BA).