
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
“Incluir não significa apenas colocar no próprio ninho o estranho que vem de fora, sequestrando-o de sua vida plena; ao contrário, requer um sair de si e ir seu encontro, ofertando-lhe aquilo de que, efetivamente necessita. Incluir significa ouvir e responder aquilo que um outro pede pela sua própria voz”. Essa é uma assertiva dos teóricos Tunes e Bartholo estudiosos da temática da inclusão que nos leva a refletir sobre a educação, como um espaço disciplinar, mas também inter, trans e multidisciplinar, em que as fronteiras entre os distintos campos de conhecimento se entrecruzam e se tornam difusas, solicitando cada vez mais dos profissionais que nela atuam a capacidade de dialogar e transitar por caminhos insólitos e desconhecidos.
É nessa perspectiva que a 8º GRE vem proporcionando através do Atendimento Educacional Especializado (AEE) um apoio pedagógico sempre de forma reflexiva sobre suas práticas.
Foi nesse intuito que comemoramos o dia 24 de abril, oficialização da Língua Brasileira De Sinais como uma Língua oficial brasileira desde de 2002. Uma conquista histórica que deve ser lembrada e refletida sobre a responsabilidade de todos em aprender e praticar essa linguagem, visto que, é um direito de todos que dela necessitam para comunicar -se.
O evento de comemoração aconteceu no Orlando Carvalho organizado pela equipe gestora, corpo docente e discente que recebeu de forma afetuosa e acolhedora os alunos da APAE e toda equipe pedagógica daquela instituição assim como representantes da 8°GRE. O evento contou com palestras e apresentações de poesia em LIBRAS assim como a interpretação do Hino Nacional Brasileiro proferido por alunos e professores da APAE com a participação de toda equipe pedagógica.
O evento foi conduzido pela técnica de Educação Especial da 8º GRE, a professora Sandra Caminha com a participação da diretora da APAE a professora Leda Reis, que tem vasta experiência na área.
Nessa oportunidade faz-se necessário destacar o trabalho da professora Fátima, alfabetizadora na linguagem de sinais há 26 anos fazendo um trabalho brilhante na APAE de Oeiras desde sua fundação.