Geral
A cara de oeiras - sílvia de andré é escolhida
Por: Giselle Silva em 27/09/2009 - 23:41
A ideia do Concurso Cultural “A cara de Oeiras”, promovido pelo portal Mural da Vila partiu do artigo “De caras e coisas”, oportunamente publicado pelo escritor Ferrer Freitas.
A partir do artigo, Lameck Valentim, diretor-responsável pelo portal, deu inicio, de maneira informal, a uma consulta de opinião que gerou os nomes elencados na enquete.
Ao empreender este concurso, nós que fazemos o maior portal de noticias de sul do estado do Piauí, tivemos o intuito de destacar e valorizar figuras que de alguma forma tenham se tornado conhecidas em nossa cidade. A lista de 19 nomes não dá conta de todos os personagens folclóricos desta cidade, mas ilustra bem características importantes dos homens e mulheres que temos.
Os 42 dias de votação produziram cerca de mil votos e dezenas de comentários sobre os candidatos, através do blog caradeoeiras.blogspot.com, hospedado no portal especialmente para a ocasião.
Então... Vamos ao que interessa!
A vencedora do Concurso Cultural “A Cara de Oeiras”, nasceu Maria Aleluia Romana de Holanda, mas ficou conhecida como “Silvia de André”, alusão ao nome de sua e mãe (Silvia) com referencia ao nome de seu pai. Mulher de fé, Dona Silvia reza o dia todo e tem hábitos religiosos muito rigorosos. Na semana santa veste roxo, azul e branco em maio, em junho e outubro usa marrom, reza mais de um rosário todos os dias, participa de todas as festividades religiosas da cidade e ajuda sempre nas obras de caridade da igreja.
Alguém disse no blog... “Por ser Oeiras a "capital da fé", não há pessoa que represente melhor a religiosidade desta cidade como a Dona Sílvia, pessoa fervorosa, devota e caridosa”. Outra pessoa completou, “Dona Sílvia é uma figura ilustre! Ela é o exemplo da verdadeira mulher de Oeiras, que não foge da raia e gosta de rezar. Passa o dia todo rezando seus terços, rosários, jaculatórias, etc etc. etc! É uma mulher espetacular, fantástica, ela traduz toda a força natural da mulher brasileira, consegue transmitir o significado da fé”
Portanto, com todas estas características pode-se afirmar de forma legítima que Silvia de André é A CARA DE OEIRAS, pois reúne em si o que há de mais genuíno no que diz respeito a esta cidade, a FÉ.