Geral
Abertura do projeto casa dos músicos de oeiras acontece hoje
Por: em 05/03/2009 - 09:29
Acontece hoje à noite às 20h no auditório da Câmara Municipal a abertura do Projeto Casa dos Músicos de Oeiras 2009.
A Escola de Música-Casa dos Músicos de Oeiras , projeto da arquiteta, artista plástica e pianista Josevita Tapety, tem o apoio do Governo do Estado do Piauà através da FUNDAC. A partir deste mês retoma as atividades com o curso de iniciação musical, com 150 novos instrumentistas e cantores em formação. A partir da primeira audição e avaliação, já preparados para escolha do instrumento a que vão se dedicar, a turma será dividida para ensino de violão, bandolim e cavaquinho, guitarra, baixo, sax, clarinete, bateria, percussão, teclado e piano.
A Casa dos Mùsicos de Oeiras, além dos cursos basicos de iniciação musical e canto, passa a preparar para o exame de habilitação da Ordem dos Musicos. Assim que os músicos se sentirem preparados para o exame, a Casa dos Musicos passará a integrar o Conselho Estadual da Ordem dos Músicos do Brasil.
O grupo de instrumentistas e cantores que vem participando há 2 anos da Casa dos Músicos de Oeiras, preocupados com a inclusão social e conscientes da importância da música e, principalmente, da boa música na qualidade da vida humana, desenvolveu o projeto Cante e Dance na Praça. Sendo que a partir de maio deste ano, receberá os instrumentos musicais para formação de banda de música, grupo canto coral e orquestra, um grupo de multiplicadores no ensino de música. O projeto, que também conta com o apoio do Governo do Estado através da FUNDAC, dividiu a cidade de Oeiras em 9 grupos, com extensão para 6 grupos em comunidades rurais, perfazendo um total de 14 grupos de estudo de música.
O objetivo é fazer florescer o potencial criativo intuitivo e natural dos talentos oeirenses e prepará-los para representar a Primeira Capital em niel Estadual e Nacional.
PROFESSOR:
Paulo Edson Ferreira Vasconcelos, graduado em pelo Instituto N. Sra. Do Carmo em São Paulo. Maestro e instrutor da Banda 4 de Julho de São João do Piaui, é pianista e arranjador.
O professor Paulo Edson prepara sua monitoria para formar multiplicadores no ensino técnico de musica em Oeiras desde outrubro de 2008, quando ministrou a um grupo de 36 musicos oeirenses técnicas de canto, violão clássico e popular, bateria e percussão, contrabaixo e Curso de Iniciação musical a artistas principiantes.
MONITORES:
Hytalo Rafael. Instrumentista( violão e bandolim), compositor, é integrante do grupo Novos Bandolins de Oeiras e da Banda Plano Z. Tem desempenhado importante papel na formação do grupo de artistas do projeto Casa dos Mùsicos. Acompanha Luciana nas apresntaçaoes de voz e violão , participa de vários grupos musicias que vêm surgido e se desenvolvido desde a criação do espaço arte. É granduando de administração na UFPI - Picos. Estuda violão clássico, choro e canto.
Natinho. Instrumentista, integrante da Banda Santa CecÃlia como saxofonista, é também excelente bandolinista e itegra o Novos Bandolins de Oeiras.
Vivaldo. Cantor e poeta, foi o vocalista da Banda Geração Perdida e se apresenta cantando MPB, Rock e musicas internacionais. È também professor de ingles e graduando de letras na UESPI – Oeiras. Estuda violão e canto.
Adaljerry Ferreira. Baterista, baixista , foi tecladista da Banda Geração Perdida e atualmente integra a banda Plano Z (baixo), jutamente com Hytalo Rafael, Vivaldo, Barrosso (Gitarra) e Felipe( Bateria). Graduando de Pedagogia na UESPI – Oeiras. Estuda bateria e baixo.
COORDENADOR
Jadson Santos , é poeta, ator e diretor, com 20 anos de trabalho corporal em dança, teatro e yoga em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Teresina e São Luiz. Ha 2 anos integra o time de projetos culturais do espaço arte. È graduando de educaçõ fÃsica na UFPI – Teresina