
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
O projeto Bibliotecativa partiu de uma iniciativa inovadora dos acadêmicos de Letras/Português - UESPI, bloco VIII do turno da noite em Oeiras, em diálogo com a coordenadora da U.E. Farmacêutico João Carvalho, professora Elimar Barros, sendo a escola localizada na Av. Des. Cândido Martins no centro de Oeiras-PI. O projeto foi idealizado pela acadêmica Edilene Borges, a partir do conhecimento das condições na qual se encontrava a referida biblioteca, que era de total abandono há mais de oito anos.
O projeto foi executado durante o mês de agosto de 2017, com o apoio da equipe organizadora, da qual fez parte Alcilene Pedrosa, Ana Patrícia Sousa, Rafael Santos, Renata Marques e Tamires Lima, e com a participação de alguns acadêmicos do curso, tendo por objetivo principal a recuperação parcial da biblioteca Farmacêutico João Carvalho. Na ocasião, foram realizadas atividades deorganização, catalogação e registro dos livros, tornando-se assim um espaço propício à leitura.
Para Edilene Borges, idealizadora do projeto, a ação representa "o início da realização de um sonho pessoal, sonho este que defende a leitura como um caminho libertador do ser humano. E, como a escola é a nossa maior aliada na formação de indivíduos leitores, a biblioteca escolar é uma ferramenta imprescindível".