
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Os ex-prefeitos B. Sá de Oeiras e Manin Rego de Barras estão entre os que estão sendo cobrados pela Advogacia Geral da União – AGU os valores gastos com as eleições suplementares realizadas em seus municípios por causa de atos ilícitos realizados durante suas eleições.
A AGU já ajuizou processos contra oito ex-prefeitos, além de B Sá e Manin Rego, estão João Gomes Neto de Sigefredo Pacheco, Gedeon Rocha de Morro Cabeça no Tempo, Heitor Ferreira de São Francisco de Assis, Isael Neto de Caracol, Benedito Neto de Dom Expedito Lopes e Osmar Sousa de Fronteiras.
O total cobrado pela AGU soma o valor de R$ 165.369 reais que deverá ser pago pelo ex-prefeito. Até penhora de bens poderá ser feita caso o ex-prefeito se negue a ressarcir os gastos com as eleições suplementares realizadas por pratica ilícita cometida por ele.
O valor de cada município é calculado levando em conta o número de eleitores, o porte do município e os gastos realizados no processo.
Segundo a procuradora-chefe da União no Piaui, Ivana Leal, nenhum dos ex-prefeitos realizou o pagamento, porque os processos ainda estão tramitando e eles podem entrar com recursos.