Geral

Águas do Piauí apresenta balanço dos primeiros 60 dias de operação em Oeiras

Concessionária executa melhorias no abastecimento, amplia monitoramento dos sistemas e realiza intervenções na rede de esgotamento sanitário

Águas do Piauí apresenta balanço dos primeiros 60 dias de operação em Oeiras
Compartilhar
WhatsApp

A concessionária Águas do Piauí, integrante do grupo AEGEA, completou nesta semana 60 dias de atuação em Oeiras. Desde que assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, em 1º de abril de 2026, a empresa vem desenvolvendo um conjunto de investimentos voltados à modernização da infraestrutura existente e à qualificação dos serviços prestados à população.

De acordo com o coordenador de Operações e Serviços da concessionária em Oeiras, Luís Muniz, os primeiros meses foram dedicados ao levantamento técnico dos sistemas e à execução de intervenções consideradas prioritárias para garantir maior segurança operacional.

Entre os trabalhos realizados estão a automatização de poços e reservatórios, a implantação do monitoramento em tempo real do abastecimento, melhorias em sistemas de bombeamento e medidas destinadas a aumentar a eficiência da distribuição de água. As equipes também seguem executando o plano dos primeiros 100 dias de operação, que contempla obras e adequações nos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.

Outro ponto destacado pela concessionária foi a implantação e adequação dos sistemas de cloração. Segundo Luís Muniz, a desinfecção da água atende às exigências do Ministério da Saúde e integra as medidas voltadas à segurança sanitária do abastecimento.

Águas do Piauí apresenta balanço dos primeiros 60 dias de operação em Oeiras — imagem 1

“Estamos trabalhando para que todos os sistemas estejam devidamente equipados e operando dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos de controle”, afirmou.

Durante o período de diagnóstico da infraestrutura local, a empresa identificou desafios relacionados à baixa tensão elétrica em determinados pontos da cidade. A situação afeta o funcionamento dos equipamentos de bombeamento e pode ocasionar interrupções temporárias no fornecimento de água.

Segundo a concessionária, uma das ocorrências já solucionadas envolveu a elevatória do Buringa. O trabalho continua em outras áreas para reduzir os impactos provocados pelas oscilações no fornecimento de energia.

Em alguns bairros, como Rosário e Canela, as equipes também monitoram situações ligadas à redução da vazão de poços durante o período chuvoso. Nesses casos, sistemas complementares são acionados para manter a pressão da rede e assegurar a continuidade do abastecimento.

Na área de esgotamento sanitário, uma das primeiras intervenções ocorreu na Estação Elevatória de Esgoto do bairro Arizona. A unidade passou por melhorias operacionais destinadas ao pleno funcionamento do sistema e à redução de riscos de extravasamentos. Paralelamente, levantamentos técnicos e serviços de manutenção continuam sendo realizados em diversos pontos do município.

Para os próximos meses, a concessionária prevê a continuidade do plano de investimentos, incluindo a conversão de sistemas de bombeamento para redes trifásicas, ampliação das redes de abastecimento e novos serviços relacionados ao esgotamento sanitário.

A empresa também mantém a divulgação da Tarifa Social, programa destinado a famílias que atendem aos critérios estabelecidos para obtenção do benefício.

Os clientes podem solicitar serviços, registrar ocorrências ou obter informações pelo telefone e WhatsApp 0800 223 2000, disponível 24 horas por dia. O atendimento também é realizado por meio do site, do aplicativo Águas App e presencialmente na loja localizada na Avenida Totonho Freitas, no Centro de Oeiras, ao lado da UPA.

Águas do Piauí apresenta balanço dos primeiros 60 dias de operação em Oeiras — imagem 2

Ao completar dois meses de operação no município, a Águas do Piauí segue com o processo de modernização dos sistemas de saneamento, executando melhorias estruturais voltadas ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário em Oeiras