
Alunos da Paulo Freire conquistam medalhas no Circuito Piauiense de Tênis de Mesa
29/04/2025 - 21:01Israel Júnior e João Adelino, do 7º ano, se destacam na segunda etapa do torneio realizada em Teresina
Neste dia 11 de junho, os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Sociedade Educacional Paulo Freire participaram de uma aula-passeio conduzida pelo Professor de Geografia Jailson Gomes Rocha, visitando parte da Bacia Hidrográfica da Cidade de Oeiras. O itinerário incluiu os Rios Itaim e Canindé, além do Açude Soizão.
A atividade teve como principais objetivos destacar o processo de ocupação dos meios físicos e as interações da vida humana com a paisagem natural, além de reconhecer os recursos naturais na produção de espaços geográficos e observar as mudanças provocadas pela ação humana. Também foram avaliadas as ações de preservação e degradação do espaço local, permitindo uma comparação com as diferentes degradações em escala mundial.
Durante o passeio, observou-se que muitos alunos tinham pouco ou nenhum conhecimento sobre o espaço geográfico local, um fator que dificulta a análise de contextos nacionais ou globais. Essa constatação ressaltou a importância de ampliar as oportunidades de aprendizagem, proporcionando uma educação mais dinâmica e significativa que una teoria e prática de maneira eficaz.
Vitor Hugo, um dos alunos participantes, expressou sua gratidão pela experiência: “Como aluno do Paulo Freire, fiquei imensamente grato pela oportunidade proporcionada pela escola e pelo professor Jailson de explorar a hidrografia da região de Oeiras. Observamos o assoreamento do rio, a devastação da mata ciliar, as potencialidades econômicas e a importância social e histórica dos cursos de água para a construção de nossa sociedade. Essa vivência prática foi essencial para entender a gestão dos recursos hídricos e a conservação ambiental. A partir do conhecimento regional, ampliei minha compreensão sobre desafios globais, reforçando a necessidade de práticas sustentáveis para proteger nossos recursos naturais”.
O professor Jailson Rocha finaliza dizendo que “a aula-passeio mostrou-se uma ferramenta eficaz para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre seu ambiente local, incentivando uma compreensão mais ampla dos desafios ambientais globais e destacando a importância da conservação dos recursos naturais”.