
Sociedade Educacional Paulo Freire inicia projeto ACELERA TERCEIRÃO
08/02/2025 - 16:36Iniciativa visa intensificar a preparação dos alunos para grandes aprovações nos vestibulares
Neste dia 11 de junho, os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Sociedade Educacional Paulo Freire participaram de uma aula-passeio conduzida pelo Professor de Geografia Jailson Gomes Rocha, visitando parte da Bacia Hidrográfica da Cidade de Oeiras. O itinerário incluiu os Rios Itaim e Canindé, além do Açude Soizão.
A atividade teve como principais objetivos destacar o processo de ocupação dos meios físicos e as interações da vida humana com a paisagem natural, além de reconhecer os recursos naturais na produção de espaços geográficos e observar as mudanças provocadas pela ação humana. Também foram avaliadas as ações de preservação e degradação do espaço local, permitindo uma comparação com as diferentes degradações em escala mundial.
Durante o passeio, observou-se que muitos alunos tinham pouco ou nenhum conhecimento sobre o espaço geográfico local, um fator que dificulta a análise de contextos nacionais ou globais. Essa constatação ressaltou a importância de ampliar as oportunidades de aprendizagem, proporcionando uma educação mais dinâmica e significativa que una teoria e prática de maneira eficaz.
Vitor Hugo, um dos alunos participantes, expressou sua gratidão pela experiência: “Como aluno do Paulo Freire, fiquei imensamente grato pela oportunidade proporcionada pela escola e pelo professor Jailson de explorar a hidrografia da região de Oeiras. Observamos o assoreamento do rio, a devastação da mata ciliar, as potencialidades econômicas e a importância social e histórica dos cursos de água para a construção de nossa sociedade. Essa vivência prática foi essencial para entender a gestão dos recursos hídricos e a conservação ambiental. A partir do conhecimento regional, ampliei minha compreensão sobre desafios globais, reforçando a necessidade de práticas sustentáveis para proteger nossos recursos naturais”.
O professor Jailson Rocha finaliza dizendo que “a aula-passeio mostrou-se uma ferramenta eficaz para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre seu ambiente local, incentivando uma compreensão mais ampla dos desafios ambientais globais e destacando a importância da conservação dos recursos naturais”.