
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
Alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino do Piauí estão sem aulas de Educação Física desde o início do período letivo de 2013. Os professores chegaram a ser lotados, mas um recurso da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC determinou que as aulas da disciplina fossem suspensas.
A determinação aconteceu depois que o Conselho Regional de Educação Física entrou na Justiça, devido ao fato que a SEDUC no edital do teste seletivo permitia a contratação de alunos ainda no 5º período do curso, sendo que há uma Lei determinando que só o profissional regulamentado pode ministrar aulas da disciplina.
" Acho um grande desrespeito o que está acontecendo com os Profissionais de Educação Física Seletista da Rede Estadual. Fizemos um Teste Seletivo fomos aprovados, chamados, começamos a trabalhar. De repente recebemos uma ordem da justiça mandando todos os profissionais seletistas do Piauí parar os seus trabalhos. Toda rede estadual do Piauí está sem profissional de Educação Física trabalhando e todo alunado sem aula da respectiva disciplina. Mandaram que aguardássemos o resultado da justiça e até hoje nada! Mais de um mês sem aula e a gente sem receber nossos salários.” Desabafou a professora Maura Holanda através de uma rede social.
Ainda de acordo com a professora Maura Holanda foi pedido um prazo até o dia 15 de abril. Se após esse prazo nada for resolvido, os Profissionais de Educação Física irão mover uma ação na justiça reivindicando seus direitos.
Além dessa situação, os profissionais também aguardam uma resolução de outra ação que tramita na justiça que diz respeito ao Programa Segundo Tempo, que é gerido pela Fundação de Desporto do Piauí – FUNDESPI. Foi feita uma análise de currículos, divulgada a lista de aprovados, no entanto nenhum profissional foi chamado e o programa está parado em Oeiras.