Educação para o Trânsito é tema de atividade na Sociedade Educacional Paulo Freire
05/11/2025 - 09:48Ação contou com a participação da Escola Piauiense de Trânsito, SUTRAN e 14º BPM
Na tarde deste dia 5 de novembro, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da Sociedade Educacional Paulo Freire realizaram uma visita à exposição fotográfica PIAUÍ Afropindorâmico, instalada no Centro Cultural Sobrado Major Selemérico, em Oeiras.
A atividade permitiu aos alunos o contato com um conjunto de imagens produzidas por Chico Rasta em comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, áreas de pesca artesanal e territórios de povos de terreiro em diferentes regiões do Piauí. As fotografias apresentam modos de vida, práticas coletivas, ambientes naturais e referências culturais presentes no estado. A curadoria é de Marcos Moraes.
Durante a visita, os estudantes observaram aspectos relacionados à ancestralidade, organização comunitária, relações com o território e patrimônio sociocultural, articulando conhecimentos discutidos em sala de aula com vivências e registros visuais.
A diretora da Sociedade Educacional Paulo Freire, professora Zenaide Dantas, avaliou a participação dos alunos. “A visita proporcionou um contato direto com narrativas visuais que fazem parte da formação histórica e cultural do nosso estado. Ao observar essas imagens, os estudantes ampliam sua percepção sobre os povos que compõem o Piauí e estabelecem novas referências para compreender identidade e pertencimento. Essa experiência contribui para o crescimento intelectual e humano dos nossos alunos”, afirmou.
A visita resultou em observações, diálogos e interpretações construídas coletivamente pelos estudantes, favorecendo a compreensão da cultura e da sociobiodiversidade do Piauí como parte da formação educacional e cidadã.








































