
Aluna de Oeiras conquista etapas municipal e estadual do Prêmio MPT na Escola 2025
10/09/2025 - 19:50Paola Gabrielli venceu na categoria conto com o texto “Os Dedos de João”, em iniciativa que combate o trabalho infantil
No ultimo sábado, 09, os Acadêmicos de Serviço Social do Instituto Kairós e Estagiários do CRAS I: Emerson Valério, Havenne Gomes, Maiara Marques e Janycleya Carlos, desenvolveram o projeto de intervenção "Cultivando Cidadania" na comunidade Queiroz, zona rural da cidade de Oeiras, onde foi disponibilizado para os moradores um momento para emissão de documentos pessoais (RG e CPF) na própria comunidade.
O projeto foi desenvolvido a partir das observações realizadas no período de estágio I em visitas domiciliares juntamente com a equipe volante do Centro Referência de Assistência Social-CRAS I sob a orientação das assistentes sociais Paula Flavíula e Luciana Nunes, onde foi possível constatar a demanda de falta de documentação por grande parte da comunidade. A proposta interventora buscou retificar esta demanda uma vez que para o exercício pleno da cidadania cada cidadão deve ter posse de seus documentos pessoais, pois eles regulamentam a existência do indivíduo tornando possível desfrutar dos direitos e cumprir com os deveres da sociedade.
Na comunidade residem em torno de 30 famílias, dessas, 23 foram contempladas com a ação, sendo emitidos 36 documentos pessoais que são de fundamental importância para o ingresso às Políticas Públicas.
A Secretária Municipal de Assistência Social disponibilizou um lanche que foi servido aos presentes e as famílias também foram contempladas com cestas básicas arrecadadas pelas estagiários para as famílias atendidas. O Estágio teve a orientação acadêmica do professor José Amilton e de Campo de Luciana Nunes, Nayara Rego e Paula Flavíula.
A diretora do Instituto Kairós, Professora Eliene Carvalho, esteve presente e destacou a importância de ações que levem os acadêmicos a aproximarem teoria e prática e que demonstrem a sensibilidade de convivência e preocupação com o bem estar do próximo.
Para que pudesse ser feito esta ação, os acadêmicos firmaram parcerias com a Prefeitura Municipal de Oeiras, Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS, B.Sá; Espaço Cidadania, Instituto Kairós, SMC Digital, Ótica Fontes, Fontes Variedades, Empórium Multimarcas, Mercadinho Marli, Loja Spazzo Hering, Casa dos Temperos e JAlmeida Produções.
Fotos: Samuel Valentim