
Corpo de Bombeiros alerta sobre a importância do resgate especializado em acidentes
26/03/2025 - 16:55Tenente Marcone destaca a necessidade de acionar socorro qualificado para garantir a segurança das vítimas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a nova atualização das principais perguntas e respostas sobre a rotulagem nutricional de alimentos embalados, no dia 12 de agosto. O documento inclui 207 questões com diretrizes essenciais sobre o marco regulatório da rotulagem nutricional de alimentos.
"Foi identificado que a forma como as informações nutricionais eram apresentadas nas embalagens dos alimentos dificultava a compreensão pelos consumidores. Portanto, a revisão realizada teve como objetivo aprimorar as regras para a declaração da rotulagem nutricional, visando facilitar o entendimento para os consumidores brasileiros", informou a Anvisa.
A agência informou que as modificações aplicadas no documento visam auxiliar os consumidores na tomada de decisões alimentares conscientes e ajustadas às suas necessidades individuais. As alterações melhoraram a visibilidade e a legibilidade das informações nutricionais, reduziram a possibilidade de equívocos sobre a composição nutricional, facilitaram a comparação nutricional entre alimentos, melhoraram a precisão dos valores nutricionais declarados e expandiram a quantidade de alimentos com essa informação.
Uma das mudanças aborda as regras da rotulagem nutricional de adoçantes dietéticos. Nestes casos, o rótulo deve conter a advertência "Diabéticos: contém...", seguida do nome dos mono ou dissacarídeos, em negrito, no caso de glicose, sacarose ou frutose, juntamente com a orientação "Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico."
Além disso, a Anvisa revisou perguntas e respostas para elucidar dúvidas acerca de açúcares adicionados presentes em ingredientes utilizados como fonte de fibras alimentares, considerando a diversidade de nomenclaturas, composições e métodos empregados na produção desses ingredientes.
Também foram acrescentadas perguntas e respostas para esclarecer requisitos de legibilidade da declaração simplificada e da tabela nutricional linear, garantindo uma identidade visual única para esse tipo de informação.
"É esperado que essas orientações auxiliem os fabricantes de alimentos e os órgãos do SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária) na correta implementação e fiscalização dos regulamentos em questão", afirmou a Anvisa.
Para eventuais dúvidas adicionais, a sugestão é entrar em contato com a central de atendimento da agência através do site da Anvisa.