Confira as ofertas da Quarta da Carne na Machado Carnes
03/09/2024 - 18:27Aproveite as ofertas irresistÃveis desta quarta-feira
As cinzas do corpo do professor oeirense Luís Gonzaga Carneiro, morto em Fortaleza, no último dia 31 de Janeiro, em Fortaleza, aos 72 anos, chegarão a Oeiras na manhã deste sábado, 08.
As cinzas chegaram a Teresina nesta sexta-feira, 07, e foram levadas para a Universidade Federal do Piauí, onde houve uma missa em homenagem ao ex-docente daquela instituição. Em seguida foram levadas para o apartamento da família, onde foram visitadas por familiares e amigos.
Já na manhã de sábado, as cinzas deverão chegar a Oeiras, onde serão veladas na residência dos seus pais, localizada à rua Benedito Carneiro, 84, atrás do Colégio Jean Piaget. Já à tarde, às 16h, será celebrada uma missa na Igreja da Conceição e de lá as cinzas serão levadas para o cemitério do Santíssimo Sacramento (cemitério velho) onde serão sepultadas.
SOBRE LUIZ GONZAGA CARNEIRO
Nascido aos 10 de outubro de 1941, no Beco da Fonte, popularmente conhecido como Beco do Cabaré, hoje Rua Benedito Carneiro, 54.
Filho de Arlindo Dias Carneiro e Coriolana Gonzaga Carneiro e irmão de Benedita, Eugênia, Francisco, Arlindo, Conceição, Teresinha de Jesus, Antônio, Naziazeno, Maria do Espírito Santo, José e Benedito Carneiro.
Cursou o ensino fundamental no Grupo Escolar Costa Alvarenga e o ensino médio no Ginásio Municipal Oeirense, concluindo no ano de 1959 quando se transferiu para Goiânia na companhia do Padre Pereira.
Em Goiânia cursou o cientifico inicialmente no colégio Ateneu Dom Bosco e posteriormente foi transferido pra o Liceu de Goiânia, onde concluiu o curso.
Em 1964 ingressou no curso de Engenharia Agronômica na universidade Federal de Goiás, tendo sido aprovado no vestibular em primeiro lugar geral dessa universidade. Por ter sido o melhor aluno da turma, recebeu o convite pra continuar na Universidade como professor, onde permaneceu até fevereiro de 1976, tendo exercido no período de 1973 a 1975 a função de diretor do Campus Avançado da UFG (Projeto RONDON) em Picos-PI. Nesse período, foi convidado a se transferir para a Universidade Federal do Piauí, assumindo a função de professor na UFPI em 1976 até se aposentar em 1998. Após a aposentadoria foi um dos mentores e fundadores da Fundação Agente para o Desenvolvimento do Agronegócio e Meio Ambiente, onde atuou nas áreas de Educação Ambiental, Microbacias Hidrográficas e no Combate à Desertificação no Semiárido Piauiense.
Casou com Júlia Geracila de Mello em 1982 e dessa união nasceu Júlio de Mello e Carneiro. Residiu em Teresina até 2011, quando se mudou para Fortaleza.