
Um dia de fé e união: O encontro de jovens da Pastoral Familiar
18/06/2024 - 08:30A Banda Filhos da Vitória, sob a coordenação do Pe Welingtom, garantiu a animação com música que elevou o espÃrito
Sob a direção espiritual do Monsenhor Joaquim de Oliveira Lopes, então vigário da tricentenária Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em 22 de janeiro de 1899 foi fundado o Apostolado da Oração na Primeira Capital do Piauí.
Os relevantes trabalhos de Apostolado datam desde quando havia apenas a paróquia, até 1949 (quando se tornou diocese) e alcança os dias atuais, ora na evangelização, ora na visita aos doentes, dentre outras atividades apostólicas, missionárias, de caridade e de catequese.
Além disso, o compromisso se renova mensalmente pelas vocações sacerdotais com ajuda efetiva aos seminaristas; semanalmente com a Missa em Honra ao Sagrado Coração de Jesus e Adoração ao Santíssimo Sacramento; e diariamente, em unidade com o Santo Papa, pelo Oferecimento Diário e na missão cotidiana.
A primeira diretoria foi assim composta: Domiciana Carvalho, Emília Ferraz, Joaquina Campos, Rosa Carvalho e o Diretor: Pe José Dias de Freitas. Após a morte das sobreditas zeladoras, duas incansáveis sócias Ana Loyola (Comadre Ana Lapichim) e Sofia Carvalho deixaram exemplo de verdadeira dedicação, amor e caridade cristã.
No ano do centenário (1999) houve diversas comemorações alusivas à data, inclusive, desde a festa do Sagrado Coração de Jesus comemorada em junho daquele ano encontra-se encravada na parede direita da entrada principal da Catedral de Nossa Senhora da Vitória uma placa comemorativa. Vivendo o chamamento a comunicar o amor misericordioso de Jesus e o serviço pela oração, o grupo já auxiliou na formação de diversos outros nas paróquias filhas da Catedral e continua neste empenho, em vias de instaurar na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na cidade de Conceição do Canindé-PI.
Hoje o Apostolado tem aproximadamente 200 membros e evangeliza também pela rede social instagram @apostoladoaoscjpnsvoeiraspi. Desde 2019 aderiu ao Itinerário de Iniciação à Vida Cristã, proposto pelo Bispo Dom Edilson Nobre para a formação de novos membros, recém adequado às orientações do Diretor Nacional para a formação ocorrer seguindo os 9 Passos do Caminho do Coração.
Sobre a reestruturação, a zeladora Sânia Mary Mesquita, colaboradora da formação continuada, traz seu testemunho: "Tudo isso tem nos ajudado no aprofundamento missionário, com nossa intimidade com o Sagrado Coração de Jesus, o que tem fortalecido nossos laços espirituais, de irmandade e com a comunidade. Recentemente, assumimos um grupo de jovens da comunidade para acompanharmos mais de perto, o grupo de Coroinhas, a formar conosco a Rede Mundial de Oração do Papa".
Nessa caminhada teve a participação de inúmeras almas atuantes, e como presidentes da associação Domiciana Ferreira de Carvalho, Ana Sofia de Carvalho, Nair Martins de Carvalho, Aldenora Campos Reis (1979-1984), Josefina Rosa da Silva Nunes, (6/1/1984-1999 e 2005-17/9/2010), Maria dos Remédios Santos (1999-2005) e desde 2010 o grupo é coordenado por Jucilene Cunha e a diretoria.
A atual diretoria é assim composta: Presidente: Jucilene Cunha; Vice: Conceição Neiva; 1ª Secretária: Inácia Rodrigues; 2ª Secretária: Socorro Mesquita; 1ª Tesoureira: Maria das Graças Lima; 2ª Tesoureira: Célia Santos; Diretor Espiritual: Pe. Possidônio Barbosa Júnior.
O aniversário de 124 anos já dá o pontapé inicial às comemorações do jubileu de 125 anos em 2024.
"Por tudo isso, agradecemos ao Deus de Amor e Bondade e rezamos: Coração Sagrado de Jesus, temos confiança em Vós, mas aumentai nossa fé", agradece Sânia Mary Mesquita.