
PRF salva bebê de um mês engasgado com leite materno em Floriano
02/05/2025 - 18:23O bebê havia parado de respirar após se engasgar durante a amamentação em casa
Faltam vinte dias para que os interessados em participar do 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões realizem suas inscrições, elas estão abertas desde o dia 17 de julho e poderão ser realizados até o dia 20 de setembro de 2010.
Podem se inscrever no festival, filmes de longas e curtas-metragens que tenham sido finalizados a partir de janeiro de 2008 e que ainda não foram exibidos no Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões.
O Festival irá oferecer 30 mil reais em prêmios para os filmes selecionados nas categorias de longa e curta metragens de produtoras independentes e de Pontos de Cultura de todo o Brasil. Os filmes de longa-metragem selecionados receberão por sua exibição um prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais) cada, já os filmes de curta-metragem receberão por sua exibição um prêmio de R$ 500,00 (quinhentos reais).
A iniciativa visa valorizar o cinema nacional produzidos por produtoras independentes e de pontos de cultura, estimulando desta forma a sétima arte no estado. Além de realizar exibições, o evento vai reunir personalidades ligadas ao cinema regional e nacional, promovendo talk show, palestras, debates e conferencias.
A grande novidade da edição 2010 será a realização da mostra A Era da Chanchada relembrando os 20 anos de alegria da nossa história cinematográfica e a mostra Espanha – Em Verde e Amarelo uma parceria com a Cinemateca da embaixada Espanhola.
Já foram confirmadas a presença de três dos cinco cineastas convidados:
Sérgio Rizzo que é jornalista, mestre em Artes/Cinema (com dissertação sobre Woody Allen) e doutorando em Meios e Processos Audiovisuais (com tese sobre o audiovisual e a educação) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
João Vieira Junior, que estudou Direito e Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco.Em 1998 criou a REC Produtores Associados com os sócios Chico Ribeiro e Ofir Figueiredo, empresa produtora de filmes e documentários.Produziu “Cinema, Aspirinas e Urubus”, primeiro longa-metragem de Marcelo Gomes, premiado na mostra Un Certain Regard e indicado brasileiro ao Oscar de filme estrangeiro em 2007.
Cícero Filho, cineasta piauiense formado em jornalismo pela faculdade de Santo Agostinho realizou em 2006,seu primeiro filme comercial: “Entre o Amor e a Razão”. Já em 2007, conhecendo novas técnicas do cinema e mais experiente, realizou seu segundo filme comercial o “Aí Que Vida”. Esse último filme ganhou grande repercussão do público Norte-Nordeste do Brasil.
Os filmes inscritos poderão enviar seus materiais para o endereço Av. PI 05, 2747, Bairro Santa Rita, CEP: 64800-000 Floriano-PI até o dia 20 de setembro.
Mais informações
55 (89) 9997 0006 Ligiane Duarte
55 (89) 9978 6996 César Crispim
55 (89) 9973 3228 Celene Ribeiro
A realização do evento é uma promoção do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”, tendo como agente cultural o Grupo ESCALET, o apoio da Petrobras, Secretaria da Cidadania Cultural - Ministério da Cultura, dos governos Estadual e Federal.
Por Ligiane Duarte