Geral
Assentamento em Oeiras é destaque na produção de milho irrigado
O cultivo de milho irrigado é feito sobre orientação do técnico do Emater-Pi, Juvenal Souza.
Por: Da Redação em 08/11/2021 - 20:45
O Assentamento Malhada das Pedras localizado ao lado da BR- 230, em frente à entrada da comunidade Riachão, distando 25 quilômetros da sede de Oeiras, foi destaque na produção de milho irrigado, o senhor Marcione Moura, conhecido como Galego e sua esposa Maria de Deus, conhecida como Deuzinha, foram contemplados com um sistema de irrigação por gotejamento que cobre 500 metros quadrados cedido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras.
O cultivo de milho irrigado é feito sobre orientação do técnico do Emater-Pi, Juvenal Souza, que atualmente através de Termo de Cooperação Técnica, atua no acompanhamento nos projetos produtivos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras. O produtor, Marcione, comenta que em qualquer modalidade de produção sobre orientação adequada os produtores só têm a ganhar.
"Esta oportunidade, graças esta parceria do Sindicato, pois conseguimos uma produtividade de 25.000 (vinte cinco mil espiga) por hectares, além de estocar em forma de silagem, que servirá de alimentação para meus animais. Estou satisfeito”, comenta Marcione.
Segundo o Técnico Juvenal Souza, esta é uma alternativa de convivência com o semiárido, pois com a força do trabalho familiar a capacidade de aplicabilidade da tecnologia, condições edafoclimáticas, apoio de instituições públicas, ou quem representa a Sociedade Civil Organizada e assessoria técnica continuada é possível contribuir na geração de emprego e renda no campo, tornando uma vida digna das famílias envolvidas e que se empoderam das técnicas de produção na agricultura familiar.