
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
“Continuo na luta para construir um campus da Universidade Federal do Piauí em Oeiras”. A afirmação é do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) que comentou, hoje (14), a decisão do Ministério da Educação contrária à implantação do campus este ano, conforme solicitado pelo deputado, prefeitura, governo do estado, igreja, entidades populares e a própria Universidade Federal, que fez e protocolou o projeto. No final do ano, a articulação foi reforçada pelo movimento “UFPI: chegou a vez de Oeiras”, constituído por diversas entidades e a população oeirense.
O deputado Assis, articulador da proposta desde 2008, colocou R$ 350 milhões para expansão das universidades federais, no PPA (Plano Plurianual do Governo Federal) de 2011, e solicitou ao Ministério que fossem designados para Oeiras e Esperantina. Como se trata de expansão de universidades, onde a concorrência é grande, os recursos são dirigidos, ano a ano, para universidades federais de várias partes do Brasil que tenham seus projetos aprovados.
“A implantação de um campus universitário beneficia todo o Piauí e não somente uma cidade específica. Por isso, é preciso fazer uma pactuação no estado e definir as prioridades de financiamento em cada área”, disse o parlamentar.
O projeto de Oeiras foi o que mais avançou e foi concluído em 2013. No final do ano passado, a bancada do Piauí colocou uma emenda coletiva, sustentada pelo recurso que o deputado Assis colocou no PPA, para que o Governo disponibilizasse o recurso em 2014 para iniciar as obras de construção.
O deputado disse, ainda, que a decisão do MEC não dever ser vista como uma sentença final. “Perdemos uma batalha e não a guerra. A semente está plantada e conclamo todos os oeirenses a abraçar esta causa. De minha parte, não sossegarei enquanto não conseguir levar um campus da Universidade Federal do Piauí para Oeiras”, concluiu.