
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Com cerca de 40% da Assembleia Legislativa do Piauí renovada, dos trinta deputados da Casa onze são estreantes e destes sete são mulheres que são: Lilian Martins (PSB), Rejane Dias (PT), Ana Paula (PMDB), Juliana Moraes Sousa (PMDB), Belê (PSB), Liziê Coelho (PTB) e Margarete Coelho (PP).
“Agora será a Casa das Sete Mulheres. Sem dúvida a Assembleia terá uma cara nova. Isso prova que a a presença de Dilma e Marina Silva tem demonstrado para as pessoas a capacidade feminina de administrar o bem público”, frisou Rejane Dias.
A forte presença feminina na Assembleia dá um novo gás àquela casa. Demonstra não só uma renovação, mas uma demonstração do eleitor que chegou a hora e a vez das mulheres. Mas vale ressaltar: boa parte delas tem um grau de parentesco com alguma grande personalidade política local. Lilian é primeira-dama, esposa do governador Wilson Martins (PSB) e Rejane Dias (PT) é casada com o ex-governador e agora senador eleito Wellington Dias (PT). Ana Paula, que foi reeleita, é irmã dos gêmeos Chico Filho e Zé Nordeste, conhecidos políticos em cidades do extremo do Sul do estado. Juliana Moraes Souza entrou na vaga do marido Antonio José Moraes Souza Filho, o Zé Filho (PMDB), que é candidato a vice na chapa de Wilson Martins, que tenta ser reeleito. Liziê é casada com o prefeito de Paulistana Luís Coelho (PMDB), ex-presidente da APPM. Já Margareth Coelho (PP), advogada, sempre atuou na política apoiando o marido Marcelo Coelho (PP), ex-deputado estadual. Belê talvez seria a única 'novidade', de fato. É apoiada pelo prefeito de Picos Gil Paraibano. Da atual legislatura, inesperadamente, por ser considerada favorita, Flora Izabel (PT) não garantiu a sua reeleição.