
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Depois de 48 horas seguidas de chuva a Barra gem Al-godões I, no município de Cocal da Estação, a 268 quilômetros de Teresina, não agüentou a força da água e se rompeu. O rompimento da barragem provocou uma tragédia que atingiu mais de 300 famílias, que tiveram suas casas arrastadas pela força das águas. "Estamos vivendo uma verdadeira calamidade, é uma tragédia tem criança que foi arrastada pela água e as famílias estão em desespero", afirmou Rubens Vieira, liderança política de Cocal da Estação.
O nível da inundação chegou a mais de 20 metros atingindo as casas e os moradores que foram arrastados. O rompimento da barragem ocorreu por volta das 17 horas. Até as 18 horas ainda não havia na cidade nenhum representante de órgãos do Governo para ajudar as famílias. Segundo Rubens as famílias da zona urbana da cidade, que moram a 10 quilômetros não correm risco.
Pelo menos 90 famílias da zona urbana já haviam sido retiradas do local e retornaram para suas casas na última segunda-feira. O mesmo ocorreu com as famílias da zona rural, cerca de 300, que moram mais próximo da barragem, cerca de 3 quilômetros, foram todas atingidas. Até às 18 horas de ontem não havia confirmação de mortos por conta do rompimento.
Há quinze dias um laudo de uma equipe de engenheiros coordenador Gestão de Recursos do Piauí) havia afastado totalmente o risco de rompimento da barragem. "Por isso não havia mais ninguém aqui, nem corpo de Bombeiros, nem DNOCs, nem Defesa Civil, fomos todos pegos de surpresa é uma tragédia", acrescentou Rubens.
Segundo informações da Emgerpi não houve rompimento da parede da barragem e sim de um canal. O governador Wellington Dias, que estava no município de Ribeiro Gonçalves, se deslocou para o local ainda ontem à noite.
Diário do Povo