
Rafael Fonteles participa da comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Piauà em Oeiras
05/05/2025 - 12:53Na sessão solene, 16 personalidades foram homenageadas com a Medalha do Mérito Legislativo
Repercutiu muito mal junto aos deputados estaduais da base as declarações do secretário de Educação e pré-candidato do PT ao Governo, Antônio José Medeiros. Até mesmo deputados do PT afirmaram que Antônio José deveria ficar calado. O presidente do PT, deputado Fábio Novo chegou a declarar ontem que o secretário deveria se manter calado com relação a situação de escolha do candidato da base, pois segundo ele o momento é de conversa e entendimento. "Eu concordo com o deputado Fábio Novo", disse o lÃder do governo na Assembleia, deputado CÃcero Magalhães.
A repercussão negativa diz respeito a declaração de Antônio José Medeiros de que apenas com uma intervenção do presidente Lula é que a candidatura do senador João Vicente Claudino seria confirmada pelo PT como candidatura da base. Antônio José fez a declaração durante uma entrevista em rede de TV.
Para o senador, as manifestações do secretário Antônio José Medeiros sobre o projeto considerado sem volta de candidatura petista a governador não representa o sentimento da base aliada, nem do governador Wellington Dias, nem de lideranças nacionais do PT.´Os deputados dos demais partidos que compõem a base do Governo, PMDB, PTB e PDT também não gostaram das palavras do secretário. Segundo o vice-presidente do diretório regional do PMDB, deputado Warton Santos, disse que o partido "não vai aceitar um esquemão para a escolha do candidato da base", afirmou. Segundo o deputado os critérios fixados pelo governador Wellington Dias devem ser respeitados pelos candidatos até que o governador se pronuncie sobre deixar ou não o Governo e concorrer a vaga no Senado. "Não se pode aceitar a esta altura do campeonato uma imposição de candidatura. Se todos estão aceitando os critérios porque o candidato do PT não pode fazer o mesmo", argumentou.
Já o deputado Leal Júnior comparou a atitude dos quatro pré-candidatos. Segundo ele o único que não está seguindo as orientações do governador Wellington Dias é o secretário Antônio José Medeiros. "Nós vimos aà que o secretário Antônio José Medeiros saiu na frente, enquanto os outros candidatos estão mantendo uma postura de diálogo e estão seguindo e respeitando as orientações dos partidos da base", afirmou Leal Júnior.
Diário do Povo