
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira RaÃzes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Após 16 anos sem participar de uma OlÃmpiada, a Seleção Brasileira Masculina de Basquete, superou as frustrações e carimbou seu passaporte para as OlimpÃadas de Londres, em 2012.
A classificação veio após um duelo dramático, decidido apenas nos segundos finais, ao vencerem a República Dominicana por 83 a 76, na noite neste sábado, em Mar del Plata.
Um dos responsáveis por resgatar o espaço do Brasil junto aos grandes times do mundo foi o técnico argentino Rubén Magnano. O treinador campeão olÃmpico alterou completamente a maneira da equipe nacional atuar.
O jogo foi marcado pelas defesas no inÃcio do confronto. Tiago Splitter, muito marcado, foi alvo de dois tocos e ainda errou os três arremessos que arriscou.
Com a entrada de Rafael Hettsheimeir à quadra o jogo passou a ser mais equilibrado debaixo da cesta e ajudou a manter o time verde-amarelo à frente por 18 a 17.
Mesmo com a forte marcação dominicana, Marcelinho Machado fez chutes de três pontos e manteve o Brasil na liderança durante quase todo o perÃodo. Marcou 10 dos 21, fazendo com que os brasileiros fossem para o intervalo vencendo por 39 a 36.
O equilÃbrio deu o tom de todo o terceiro quarto, que terminou com o placar em 60 a 55.
No último quarto, o Brasil abriu nove pontos de frente com sete minutos para o final da partida e passou a administrar bem a diferença, contando também com erros dos dominicanos. Os rivais chegaram a diminuir a desvantagem para quatro pontos. Giovannoni e Rafael Hettsheimer tiveram que deixar a quadra, por excederam o número de faltas individuais. Mesmo com a saÃda, os brasileiros suportaram a pressão até o encerramento, conquistando a tão sonhada vaga olÃmpica.