
Ex-jogador oeirense Ricardo da Costa Martins morre aos 55 anos no estado de Goiás
16/05/2025 - 20:22Ricardo foi jogador profissional, atuou pelo Oeiras e teve uma breve passagem pelo Cori - Sabá de Floriano.
Diferente de 2008, 2009 será repleto de feriados e pontos facultativos em dias úteis, somando onze no total. Apenas o feriado da Proclamação da República, comemorado em 15 de novembro, vai cair em um domingo. Se levarmos em conta os dias enforcados no caso de feriados prolongados e as vésperas de Natal e Ano Novo, o brasileiro vai parar durante 17 dias úteis do ano.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicou por meio de portaria que, no calendário de 2009, teremos oito feriados nacionais e oito pontos facultativos. O governo não considera feriado três datas tradicionais: Carnaval, Sexta-feira Santa e Corpus Christi.
A segunda e terça-feira de Carnaval e quarta-feira de cinzas serão em 23, 24 e 25 de fevereiro. A Sexta-feira Santa acontece em 10 de abril, e Corpus Christi, em 11 de junho. A portaria define ainda que o ponto facultativo do dia do servidor público (28 de outubro) será antecipado em dois dias (26). Os demais feriados e pontos facultativos têm datas fixas.
Em 2008, quatro feriados coincidiram com finais de semana: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro).
Segundo estimativa da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o Brasil vai perder até 5% do Produto Interno Bruto, ou R$ 155,6 bilhões, com as paralisações para os feriados nacionais e estaduais em 2009.
Consciência Negra
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou, em caráter conclusivo, feriado nacional para o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O feriado será chamado de Dia de Zumbi, em homenagem ao líder quilombola morto nessa data. A proposta segue para análise do Senado.
Em 2008, a data foi celebrada por 360 cidades em 18 estados. Nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Maceió e Cuiabá, chegou a ser realizado feriado bancário. A nacionalização do feriado foi defendida pelo presidente Lula durante discurso no Rio de Janeiro. O deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP) foi o relator do projeto na Comissão.