
Piauí celebra 203 anos com eventos em Teresina e Parnaíba
16/10/2025 - 09:50Programação tem inaugurações, shows locais, solenidades cívicas e entrega de medalhas
A Câmara Municipal de Barra D'Alcântara cassou nesta quinta-feira (17) o prefeito Mardonio Soares Lopes (PMDB). Os parlamentares decidiram tirar o mandato do gestor por infração política-administrativa.
De acordo com o advogado da Câmara, o prefeito se negou a prestar informações sobre sua administração, gerando a criação de uma comissão processante.
"Ele não mandava para a Câmara as informações que os vereadores pediam sobre sua administração, gerando um procedimento de investigação baseado no decreto de lei 6164, que trata do afastamento do gestor", explica.
Ainda de acordo com o advogado, os vereadores já haviam criado uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis crimes de improbidade administrativa. "Mas ele foi cassado por não mandar as informações e não pela investigação da CPI", ressalta.
O prefeito, que perdeu o cargo por 6 votos a 1, pode recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. A reportagem não conseguiu contato com o gestor, no entanto, apurou que ele deve alegar para permanecer no cargo o cerceamento de defesa.
O vice prefeito assumirá o cargo o comando do executivo local.