
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
Na manhã desta quarta-feira (2), a Secretaria Municipal de Educação de Oeiras promoveu a 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo. Alunos e profissionais da rede municipal de ensino participaram da ação, que celebrou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento buscou aumentar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância da inclusão e do respeito.
A secretária de Educação, Janicleia Alves, destacou a caminhada como uma "oportunidade para quebrarmos as barreiras do preconceito". Ela ressaltou que o Abril Azul serve como momento de reflexão para planejar ações de inclusão, respeito e acolhimento para alunos com deficiência ao longo de 2025.
A supervisora do setor de inclusão, Josiana Costa, apontou que o principal obstáculo para a inclusão e o respeito à s pessoas com TEA ainda é o "preconceito". Ela afirmou o compromisso do setor em promover "conscientização, informação e respeito" em Oeiras. Costa acredita que a construção de uma sociedade inclusiva depende de "informação e polÃticas públicas adequadas".
O setor de inclusão da Secretaria Municipal de Educação tem priorizado a divulgação de informações e a realização de debates sobre o autismo. Profissionais da educação têm recebido formações e capacitações para garantir a efetividade da inclusão escolar no municÃpio. A secretaria informou que diversos projetos estão em desenvolvimento para impulsionar a inclusão escolar e social de pessoas com autismo em Oeiras.