
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, o Conselho Tutelar de Oeiras realiza hoje uma caminhada pelas principais ruas da cidade, para chamar a atenção para este grave problema social que é uma realidade em Oeiras.
A caminhada terá inÃcio à s 08h, em frente à sede do Conselho, na Avenida Rui Barbosa e terminará na praça Costa Alvarenga.
O Conselho Tutelar pretende reunir nesta caminhada, crianças, adolescentes, escolas e grupos interessados no bem estar das crianças e adolescentes oeirenses.
Dia 18 de maio foi eleito como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1972, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido estuprada em Vitória, no EspÃrito Santo. Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. É preciso formar uma consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger meninas, meninos e adolescentes brasileiros.
Em relatório divulgado no inÃcio do ano pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está em primeiro lugar na exploração sexual de menores em toda a América Latina, ficando o paÃs também em segundo lugar no mundo. O mesmo documento afirma que em terras brasileiras, mais de 500 mil meninas e meninos se prostituem. Para a OIT, a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes é uma das piores formas de trabalho infantil e precisa ser elimina rápida e completamente.