
Dia D de Multivacinação será realizado neste sábado em São Miguel do Fidalgo
16/10/2025 - 10:24Ação acontece na UBS do município e inclui atualização de vacinas para todas as faixas etárias
O combate à hanseníase no Piauí continua em alta. O caminhão da saúde é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde, o Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela hanseníase (Morhan), o laboratório Novartis e as secretarias municipais de saúde.
O caminhão é equipado com cinco consultórios e um laboratório para diagnosticar novos casos da doença. A Secretaria Estadual da Saúde capacita os profissionais dos municípios para desenvolver o trabalho.
A hanseníase é uma doença que já foi erradicada de muitos países, mas no Brasil ainda surgem muitos casos e as pessoas atingidas ainda são vitimas de preconceito.
De acordo com os indicadores de saúde do Estado, em 2008, a taxa de cura para Hanseníase no Piauí foi de 82%, o que é considerada uma médica regular para os parâmetros do Ministério da Saúde. Entre os anos de 2005 e 2007, as taxas permaneciam sempre na média de 75% de cura. O aumento da cura se deve ao fortalecimento das ações de combate. Em Paes Landim o combate a Hanseníase deu início dia 10 de agosto de 2010 e termino hoje(sexta-feira, 14), o caminhão ofereceu exames para identificar a hanseníase, além de grandes eventos a noite no percorrer da semana de combate a hanseníase em São Miguel do Fidalgo, que vai do dia 16 a19 do decorrente mês.
Além do atemdimento consultorial há palestras sossio educativa apresentações no calçadão do Mercado Público.
Por Flávio Santos