
Região do Vale do Canindé registra aumento de casos de dengue e 8ª CRS emite alerta aos municípios
13/05/2025 - 20:13Boletim epidemiológico aponta crescimento nas notificações e reforça necessidade de vigilância ativa e ações integradas
A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, durante todo o mês de janeiro, campanha de combate a hanseníase. Segundo a enfermeira Julia Sene, estão sendo oferecidos, gratuitamente, exames preliminares para o diagnóstico da doença.
“O paciente com hanseníase além do tratamento precisa de acolhimento, não de preconceito. Quanto mais cedo for o diagnóstico é melhor para o tratamento. Com o diagnostico precoce, a pessoa poderá ter uma vida saudável. Uma das nossas estratégias é midiatizá-la para que todos possam saber de sua importância”, destacou a enfermeira.
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Ela não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Os principais sintomas são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas acompanhadas de dormência; dormência nos pés, surgimento de caroços avermelhados ou castanhos na pele.
Em Oeiras o tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da doença é feito por via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos, denominado poliquimioterapia.
No próximo dia 28, será comemorado o dia de combate à hanseníase com o tema “Hanseníase: livre do preconceito, abrace a causa”. Para simbolizar a data, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Endêmicas, realizará palestras educativas nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.
Também em alusão a campanha, a imagem Nossa Senhora das Vitórias no mirante Morro do Leme receberá iluminação especial, com a cor amarela.