
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Agentes da PolÃcia Rodoviária Federal do posto PRF do municÃpio de Picos apreenderam na noite desta terça-feira, 19, dois caminhões com carga de madeira em formato de lenha, cuja documentação legalmente exigida para transporte apresentava irregularidades. A madeira era originária de Oeiras/PI e tinha como destino o municÃpio de Araripina/PE.
Inicialmente foi fiscalizado o caminhão M Benz, placa de Olindina/BA, que transportava 40 m³ de lenha. Na ocasião a fiscalização verificou que haviam sido adulteradas informações contidas na nota fiscal e no Documento de Origem Florestal (DOF). Este é o documento do Ibama que autoriza o transporte de madeira. Nele havia sido alterada a data de validade. O condutor H.K.A.C, 31 anos, foi encaminhado à Central de Flagrantes em Picos para responsabilização por suposta adulteração de documento público.
Em outra ocorrência, desta fiscalizando o caminhão M Benz, placa de Fortaleza/CE, agentes da PRF apreenderam mais 40 m³ de lenha. Neste caso, restou apurado que a descrição e quantidade da madeira eram discordantes no DOF e na Nota Fiscal. Em ambos os casos a madeira apreendida foi encaminhada ao Ibama na cidade de Picos para as medidas legais.
O comércio ilegal de madeira utiliza do artifÃcio de adulterar a documentação legal para transporte com o intuito de promover a derrubada de vegetação em área superior à quela que havia sido autorizado pelo órgão de fiscalização e controle do meio ambiente. Esta prática leva ao desmatamento desordenado, com consequente dano geral ao meio ambiente.
Fonte: Com informações Portal O Dia