
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 Foi lançado na noite desta segunda-feira, 29, em Oeiras, pela Cáritas Diocesana o Projeto QualificAção, que tem por objetivo promover condições de geração de emprego e renda através da qualificação profissional e organização comunitária de jovens de Oeiras, Santa Rosa do Piauà e São João da Varjota.
Fundada em 2008, a Cáritas Diocesana de Oeiras é uma organização sem fins lucrativos, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que atua na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável e solidário.
A solenidade de lançamento e aula inaugural dos cursos aconteceram no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, o Frei Jordão e contou com a presença de autoridades polÃticas e eclesiásticas e de professores e alunos das formações.
Serão oferecidos em Oeiras os cursos de Garçom/Garçonete e Instalação e Manutenção de Ar Condicionado. Já em Santa Rosa serão ofertados os cursos de Cabeleireiro e Instalação e Manutenção de Ar Condicionado e em São João da Varjota será realizado o curso de Maquiagem.
Para execução do projeto QualificAção, a Cáritas Diocesana conta com a parceria da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg, Paróquia Sagrada FamÃlia, Paróquia Santa Rosa de Lima e as Prefeituras Municipais de Oeiras, São João da Varjota e Santa Rosa do PiauÃ, e é financiado pela Brücke Le pont, organização não-governamental suÃça com base sindical, que patrocina projetos de profissionalização no Brasil desde os anos 1970.
A expectativa da Cáritas Diocesana é oferecer 27 cursos profissionalizantes através do Projeto QualificAção e capacitar 660 jovens e adultos no triênio 2017-2019. A organização estima que 396 jovens e adultos sejam inseridos no mercado de trabalho após passar pela qualificação.