Geral
Carlos alberto é eleito novo reitor da uespi
Por: em 13/11/2009 - 01:03
Com 93% das urnas apuradas, o professor Carlos Alberto Pereira da Silva lidera a eleição na Uespi (Universidade Estadual do Piauí) com 53% dos votos válidos e está sendo anunciando o novo reitor da instituição.
A reitora Valéria Madeira, que tenta a reeleição, obteve 38 % dos votos válidos, o professor Élio Ferreira teve 3,7% dos votos e a chapa 4 de Eurípedes Soares com 4%.
A Comissão Eleitoral encerrou os trabalhos às 1h da madrugada e 10 min e ficou faltando a votação dos municípios de Amarante, Esperantina, São Raimundo Nonato e Uruçui. A apuração voltará às 8horas desta sexta-feira.
O professor Nouga Cardoso Batista, candidato a vice da chapa 2, informou que mesmo faltando a apuração dos quatros municípios, que representam 7% dos votos, não haverá alteração no resultado da eleição. Ele disse que a maioria das cidades do interior votou na chapa a favor da vitória de Carlos Alberto.
Valéria Madeira venceu em Oeiras
A atual reitora Valéria Madeira e que buscava um novo mandato venceu com folga as eleições em Oeiras no Campus Possidônio Queiroz.
A professora, única mulher na disputa, obteve 141 votos. Em seguida veio o Professor Eurípedes Soares que obteve 62 votos, um voto a mais que o professor Carlos Alberto que obteve 61 votos. O menos votado foi o professor Élio Ferreira que conquistou 41 votos. Foi registrada uma pequena abstenção.
As eleições em Oeiras aconteceram das 08h às 20h30, com os alunos divididos em duas seções. Dos professores do Campus Possidônio Queiroz apenas um professor estava apto a votar.
“As eleições em Oeiras transcorreram de forma tranquila, dentro de um processo democrático, onde os acadêmicos puderam votar no candidato da sua escolha após ter analisado suas propostas e debatido com aqueles que concorrem à Reitoria. Todos os candidatos obtiveram um número de votos, caracterizando assim o processo limpo e democrático das eleições”, afirmou a professora Francisca Inês, diretora do Campus da UESPI em Oeiras.
O resultado em Oeiras foi conhecido logo após o término da votação, visto que Oeiras foi uma das cidades que usou urnas eletrônicas.