Geral
Casarão histórico não resiste às chuvas
Por: em 28/04/2009 - 01:08
O Centro Histórico de Oeiras sofreu mais uma baixa nesta segunda feira.
A Pensão dos Portelas, que há muito tempo estava numa situação delicada, não resistiu as constantes chuvas caídas em Oeiras nos últimos dias.
A Pensão Portela, situada na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Cônego João, no Centro Histórico de Oeiras, de propriedade do casal Raimundo Portela Barbosa e Juvenil Raposo Portela (Dona Jovem), funcionou entre os anos vinte e sessenta do século passado. Muitos fatos da vida social oeirense se passaram em suas dependências, como, por exemplo, as reuniões do antigo Rotary Clube de Oeiras. Um de seus ilustres hóspedes, foi o então candidato a presidência da República, Adhemar de Barros, em 1955. Há uns cinco anos o prédio, desocupado, entrou em processo de ruinaria.
Oeiras vem passando nos últimos anos pelas etapas do Programa Monumenta, onde alguns prédios e casas foram restaurados. No entanto, muitos desistiram por conta da burocracia imposta pela Caixa Econômica Federal.
Em artigo postado no Portal FNT, Dagoberto de Carvalho Júnior pede que sejam tomadas providencias em relação a esta casa. No entanto nada foi feito e o casarão não resistiu às chuvas.
Comentando este artigo no Portal FNT, o arquiteto Edmo Campos, que faz parte do Programa diz que: “O "Monumenta" divulgou e lançou em Oeiras, ao longo destes últimos anos, cinco editais para os interessados em fazer um financiamento da restauração de seus imóveis particulares, a juros zero. Apenas oito propostas foram encaminhadas, das quais só um proponente resiste até hoje às intempéries burocráticas da CAIXA, exatamente a FNT, proprietária da Casa de Fazenda Canela. Infelizmente, apesar da tradição familiar e do valor histórico dos imóveis, a conservação deste rico patrimônio passa longe dos interesses de grande parte de seus herdeiros. Muitos inclusive tratam este assunto como um pesado fardo, prestes a tombar (de preferência).”
Com informações do FNT