O Centro Estadual de Tempo Integral Farmacêutico João Carvalho, escola vinculada à 8ª Gerência Regional de Educação, realizou nesta semana a Jornada Escolar com o tema Conexões que educam: somos todos escola. A programação marcou o início do ano letivo de 2026 e reuniu professores, gestores e demais profissionais da educação.
A abertura contou com um momento de bênção conduzido pelo frei Anthonius José com a presença da gerente regional Yonne Rodrigues e as coordenadoras de Ensino Denise Barbosa e de Gestão e Inspeção Vilma Martins. Em seguida, teve início o Movimento Despertar, com abordagem sobre saúde integral e qualidade de vida dos profissionais da educação, apresentado pela nutricionista Érica Moura, do Instituto SM Saúde.
A temática “Cuidar de si para cuidar do outro” foi trabalhada pela psicóloga Iara Mendes e pela assistente social Wasleyane Meneses, integrantes da equipe multiprofissional da 8ª GRE. As políticas educacionais emergentes e a gestão pedagógica, com foco na escola em construção, foram apresentadas pelo mestre Cleverson Lino, da Secretaria de Estado da Educação.
A jornada incluiu orientações sobre Redação Oficial, ministradas pela doutora Elimar Barros, da Universidade Estadual do Piauí. O uso de ferramentas digitais foi tratado na exposição “Além do clique: planilhas e Excel”, com o especialista Francimar Lustosa, da Seduc.
A educação inclusiva na equidade, com ênfase no fortalecimento da aprendizagem dos estudantes, foi apresentada pela professora mestre Cleonice Lino, do Instituto Federal do Piauí. A educação antirracista na equidade, com foco no respeito aos direitos e à justiça educacional, foi discutida pelo professor mestre Antônio de Pádua, também do IFPI.
O tema “Voz e comunicação: o instrumento do professor” integrou a programação com apresentação do fonoaudiólogo Gilson Miranda. A alimentação escolar foi abordada pela masterchef Lorena Dayse, com as exposições “Alimento o cérebro: sabor da escola” e “Na prática do cardápio escolar”.
A programação contemplou ainda orientações sobre o calendário letivo, normativas da Seduc, projetos de viagens e outros encaminhamentos institucionais, PPC dos cursos técnicos, sistemática de avaliação e olimpíadas educacionais.
As diretrizes da Seduc, por meio da coordenação pedagógica, incluíram discussões sobre o Projeto Político-Pedagógico, regimento escolar, disciplinas diversificadas do Currículo Piauí, livro didático, programa Amigo Monitor e planejamento por área.
A Jornada Escolar encerrou com encaminhamentos voltados à organização do trabalho pedagógico e administrativo da unidade para o ano letivo de 2026.
















































































