
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Para despertar o gosto pela leitura, literatura e produção textual, e ainda possibilitar ao aluno e ao professor o conhecimento aprofundado sobre as potencialidades de Oeiras, o Instituto Barros de Ensino (IBENS) está desenvolvendo o projeto “Chá com Livros”. O projeto promove estudos da obra e vida de grandes nomes da literatura, e este ano (2010) tem como tema: “No Chá com Eça de Queiroz, o Encontro com Dagoberto Carvalho Jr.”.
Um resumo de tudo que for produzido durante este intenso e ousado projeto vai ser apresentado ao grande público no dia 25 de setembro. A proposta do IBENS para a data é caracterizar um aluno de Eça de Queiroz. O personagem entrará em Oeiras desfilando pelas ruas do centro histórico e vai se dirigir à sede da escola para tomar um chá e apreciar a apresentação dos alunos.
Durante todo o mês de agosto até meados de setembro, os alunos e professores pesquisarão sobre a Vida, Obras e Escola Literária do escritor português, Eça de Queiroz. Dentro das pesquisas, deverão acontecer entrevistas com professores de literatura, estudiosos de Eça, além de leitura das obras do autor e busca de material na internet.
Dagoberto Carvalho Jr, um eciano em Oeiras do Piauí
Essa densa pesquisa sobre o português, Eça de Queiroz, desencadeará estudos sobre o oeirense, Dagoberto Carvalho Jr. em outro projeto, denominado “De Poeta, Músico e Louco, em Oeiras todos têm um pouco”, com apresentação marcada para o período de 1° a 4 de dezembro. Durante os estudos sobre o autor, os alunos e professores produzirão textos, desenhos, comentários e artigos envolvendo sua vida e obra.
As produções sobre a carreira literária do autor serão selecionadas e farão parte de um Almanaque que registrará vida e obra de Dagoberto Carvalho Jr. A fase de estudos sobre Dagoberto Jr. vai ser iniciada tão logo seja apresentada a primeira etapa do “Chá com Livros”, dedicada a Eça de Queiroz.
POR JADSON OSÓRIO