
126 municÃpios em emergência: Semarh anuncia medidas diante da pior seca em 5 anos
21/05/2025 - 18:04O reconhecimento gera recursos de enfrentamento a seca. Este é o pior cenário registrado nos últimos cinco anos.
A situação em que se encontra o Açude Tiririca, reservatório de água que abastece a cidade de Jaicós (sul do PiauÃ), cada dia se agrava mais, correndo o sério risco de secar devido a falta de chuvas na região.
Somando a isso, ainda ocorrem no municÃpio, casos de desrespeito e falta de sensibilidade ao problema, por moradores que mesmo constatando a real situação, ainda insistem em desperdiçar água lavando carros e calçadas.
O açude fica a 4,2 km da cidade, tem capacidade de 4.574.615 m3 de água e diariamente os moradores consomem uma média de 60m3/h de água em Jaicós. Atualmente, segundo o Chefe do escritório local da AGESPISA, Francisco de Assis Costa e Sousa (Chiquinho de PatrÃcio), a área represada do açude no momento possui bem menos de 1 km de água acumulada e está baixando 2 cm por dia.
O Chefe do escritório local informou que no mês de agosto um técnico da Agespisa visitou o açude e analisou os poços existentes na cidade e a possibilidade de escavação de outros poços para se remediar a situação, porém, por conta da burocracia, esse levantamento geofÃsico ainda não chegou a Jaicós.
Enquanto isso, a população já está preocupada com o que pode vir a acontecer brevemente. Pois se nenhuma atitude é tomada por parte das autoridades e alguns moradores ainda insistem em fechar os olhos para o problema e continuar desperdiçando água, os jaicoenses enfrentarão em pouco tempo a falta de água nas torneiras das suas residências.