
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O PP não desistirá tão facilmente do ex-prefeito Sílvio Mendes. O tucano até balançou para aceitar o convite para mudar se sigla, mas refluiu ao receber uma pesquisa realizada no meio deste mês, em Teresina, mostrando que o eleitorado da capital é contrário à mudança. Foi a primeira avaliação feita após os protestos de rua.
Estava previsto para ontem um encontro de Sílvio Mendes com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira. Em função de viagem do parlamentar ao exterior, a conversa ficou adiada para o final da semana. Ciro quer discutir com o tucano não apenas a pesquisa, mas todo o cenário político para 2014.
É possível até que ele proponha uma nova pesquisa, que venha ser realizada em todo o Estado, sobre a saída de Sílvio Mendes do PSDB. A que está nas mãos dos tucanos foi feita apenas em Teresina. De todo modo, o PP combinou de não se manifestar sobre o assunto antes de ouvir o ex-prefeito.
Amanhã, Sílvio Mendes receberá uma missão tucana de alta plumagem, liderada pelo ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman. O objetivo da missão será o de convencer o ex-prefeito a continuar no PSDB. A direção nacional dispõe de sondagens indicando que Sílvio tem boas perspectivas eleitorais no Piauí.
O ex-prefeito tem até setembro para definir o seu rumo partidário, se estiver disposto a concorrer às eleições do próximo ano. O PSDB foi seu único partido até agora. Se ele mudar de sigla, falta dizer o motivo. Até agora não apontou nenhum. O PSDB tem dito, ao contrário, que vota nele para governador mesmo que ele vá para outra legenda.
O prefeito Firmino Filho foi quem se arriscou, até aqui, a dar uma justificativa para uma eventual mudança de partido do ex-prefeito: trata-se de uma estratégia do PSDB para chegar ao governo. Em outras palavras, o seu partido não teria densidade eleitoral no interior.
Tem mais: além de não tem penetração no interior, o PSDB também não tem sabido fazer suas alianças para concorrer ao governo.